A italiana Ducati, oficialmente no Brasil, apresentou a nova Monster 1200S, equipada com muita eletrônica e um motorzão de dois cilindros com a tradicional disposição em L ainda mais potente, com preço promocional de R$ 59.900. Tudo embalado por um visual que conservou o clássico desenho projetado por Miguel Galluzzi ainda em 1993 e que deu origem a toda uma família “monstro”, com diversos tamanhos de motor. A inspiração preserva a essência da moto, sem artifícios de carenagens e outros recursos. Uma motocicleta com cara de motocicleta, que recentemente se convencionou batizar de naked, ou simplesmente pelada.
O formato foi mantido, mas ganhou atualizações. O farolzão arredondado, como nos modelos tradicionais, está presente, porém tem a luz de posição diurna com LEDs, o chamado Daytime Running Light (DRL). Além disso, a traseira é mais curta, com alças do passageiro embutidas. As rodas de liga leve ganharam desenho com três raios em forma de Y e para-lama dianteiro de fibra de carbono. O escape ganhou novas ponteiras duplas, o tanque ficou ligeiramente menor, perdendo 1 litro de capacidade (16,5 litros), mantendo o desenho curvo original, assim como o tradicional quadro com tubos em treliça, com o motor fazendo parte da estrutura para garantir leveza e rigidez.
Leia Mais
Ducati Multistrada 1200 Enduro tem muito mais a oferecer do que o visual bonitoDucati 959 Panigale tem manuseio amigável e versátil, mas sem perder a pegada esportivaDucati Multistrada 950 chega ao mercado oferecendo posição de pilotagem mais relaxadaModelo de entrada da italiana Ducati, a Scrambler Icon, tem um pé no passado e outro no futuro
CORAÇÃO O motor ganhou força e torque.
A eletrônica conta com três mapas de motor. Sport, que despeja os 150cv com menor interferência do controle de tração e do freio ABS. O modo Touring também conta com 150cv, mas o nível de interferência do controle de tração e ABS aumentam. No modo Urban, a potência é reduzida para 100cv, o controle de tração passa para o nível seis entre os oito disponíveis e o sistema ABS funciona com máxima capacidade, assim como controle de empinadas que atua no nível sete.
ANDANDO O piloto fica bem encaixado. Nada de contorcionismos, apenas com o tronco levemente inclinado para a frente. A reduzida distância entre-eixos (1.485mm) também contribui para maior agilidade, em conjunto com rodas de 17 polegadas de diâmetro e do ângulo da suspensão dianteira. A Monster 1200S “dobra” mais facilmente, permitindo atacar as curvas mais agressivamente. Por outro lado, um motor mais progressivo e redondo proporciona as retomadas de velocidade mais precisas, aumentando o prazer na pilotagem. As suspensões Ohlins também convidam a enrolar o cabo, que na verdade é eletrônico, ride-by-wire.
Na dianteira, garfo invertido com tubos de 48mm de diâmetro e 130mm de curso, e na traseira, sistema mono em balança de um braço, com 149mm de curso. Ambas plenamente reguláveis. Os freios também são monstruosos, capazes de brecar um caminhão trucado.
*Viajou a convite da Ducati.
RAIADAS
ACROBACIAS O 35º Enduro da Independência, entre 6 e 9 de setembro, vai contar com apresentação da equipe de acrobacias Força & Ação em todos os dias. A prova larga de Aparecida do Norte, no santuário de Nossa Senhora de Aparecida, com o show. Em Itajubá, dia 6, o local será o kartódromo. Em Três Corações, no dia 7, será no Parque Dondinho, e em Lavras, nos dias 8 e 9, no Lavras Shopping. Informações: www.tcmg.com.br.
GP GERAIS A terceira etapa do GP Gerais, Campeonato Mineiro de Motovelocidade, será disputada no Circuito dos Cristais, autódromo de Curvelo, nos dias 19 e 20 de agosto. São várias categorias, com pilotos de todo o Brasil, estrutura de troca de pneus, praça de alimentação, filmagem etc. Informações: www.gpgerais.com.br.
YAMAHA A marca japonesa está desenvolvendo para o mercado nacional a FZ25, um modelo com motor de um cilindro, 250cm³, produzido na Índia e comercializado em outros países, inclusive da América do Sul.
PIKES PEAK O piloto brasileiro Rafael Paschoalim ficou em segundo na 101ª edição de uma das mais tradicionais provas do motociclismo mundial, disputada em 25 de junho. A subida de montanha Pikes Peak, em Colorado Springs, Estados Unidos, com 20 quilômetros e 156 curvas. Rafael competiu na categoria Middleweight com uma Yamaha MT-07..