Monstro com jeito

Ducati Monster 1200S mantém o estilo da marca, mas ganhou motor mais progressivo e redondo

Com motor mais forte e potente, porém progressivo, modelo tem suspensões ajustáveis, muita eletrônica e um visual clássico renovado, proporcionando agilidade no trânsito

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postado em 22/07/2017 20:12 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

O motor tem dois cilindros em L, com comando desmodrômico - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
O motor tem dois cilindros em L, com comando desmodrômico
 

A italiana Ducati, oficialmente no Brasil, apresentou a nova Monster 1200S, equipada com muita eletrônica e um motorzão de dois cilindros com a tradicional disposição em L ainda mais potente, com preço promocional de R$ 59.900. Tudo embalado por um visual que conservou o clássico desenho projetado por Miguel Galluzzi ainda em 1993 e que deu origem a toda uma família “monstro”, com diversos tamanhos de motor. A inspiração preserva a essência da moto, sem artifícios de carenagens e outros recursos. Uma motocicleta com cara de motocicleta, que recentemente se convencionou batizar de naked, ou simplesmente pelada.

As suspensões são totalmente ajustáveis, da marca Ohlins - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
As suspensões são totalmente ajustáveis, da marca Ohlins

O formato foi mantido, mas ganhou atualizações. O farolzão arredondado, como nos modelos tradicionais, está presente, porém tem a luz de posição diurna com LEDs, o chamado Daytime Running Light (DRL). Além disso, a traseira é mais curta, com alças do passageiro embutidas. As rodas de liga leve ganharam desenho com três raios em forma de Y e para-lama dianteiro de fibra de carbono. O escape ganhou novas ponteiras duplas, o tanque ficou ligeiramente menor, perdendo 1 litro de capacidade (16,5 litros), mantendo o desenho curvo original, assim como o tradicional quadro com tubos em treliça, com o motor fazendo parte da estrutura para garantir leveza e rigidez.


CORAÇÃO O motor ganhou força e torque. Batizado de Testastretta 11º DS, tem comando desmodrômico e fornece 150cv a 9.250rpm e um torque de 12,9kgfm a 7.750rpm. São 15cv a mais que a Monster 1200 anterior e 5cv a mais que a versão S anterior. Com uma curva de torque mais plana, ficou mais progressivo, deixando a Monster 1200S mais amigável e fácil de pilotar. A cavalaria também é domada por um complexo pacote eletrônico herdado da superesportiva Panigale 1299, que permite customizar a tocada conforme a disposição do piloto, transformando a Monster 1200S em um verdadeiro monstro, por meio de uma simples seleção nos comandos do guidão.

O painel é digital e pode destacar as funções mais importantes - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
O painel é digital e pode destacar as funções mais importantes

A eletrônica conta com três mapas de motor. Sport, que despeja os 150cv com menor interferência do controle de tração e do freio ABS. O modo Touring também conta com 150cv, mas o nível de interferência do controle de tração e ABS aumentam. No modo Urban, a potência é reduzida para 100cv, o controle de tração passa para o nível seis entre os oito disponíveis e o sistema ABS funciona com máxima capacidade, assim como controle de empinadas que atua no nível sete. Tudo gerenciado por uma central que percebe a inclinação lateral e longitudinal da moto, a aceleração, marcha engatada, pressão dos freios e vários outros parâmetros, que são processados instantaneamente.
Os freios são Brembo radiais, com sistema ABS de curva - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
Os freios são Brembo radiais, com sistema ABS de curva

ANDANDO O piloto fica bem encaixado. Nada de contorcionismos, apenas com o tronco levemente inclinado para a frente. A reduzida distância entre-eixos (1.485mm) também contribui para maior agilidade, em conjunto com rodas de 17 polegadas de diâmetro e do ângulo da suspensão dianteira. A Monster 1200S “dobra” mais facilmente, permitindo atacar as curvas mais agressivamente. Por outro lado, um motor mais progressivo e redondo proporciona as retomadas de velocidade mais precisas, aumentando o prazer na pilotagem. As suspensões Ohlins também convidam a enrolar o cabo, que na verdade é eletrônico, ride-by-wire.

Farol redondo é característica marcante da fabricante italiana - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
Farol redondo é característica marcante da fabricante italiana

Na dianteira, garfo invertido com tubos de 48mm de diâmetro e 130mm de curso, e na traseira, sistema mono em balança de um braço, com 149mm de curso. Ambas plenamente reguláveis. Os freios também são monstruosos, capazes de brecar um caminhão trucado. Na dianteira, dois discos de 330mm, com pinças Brembo radiais e sistema ABS de curvas. Na traseira, disco de 245mm. O painel, totalmente digital, pode selecionar em destaque as funções mais importantes para o piloto, destacando o contagiros, por exemplo. O banco pode ser ajustado na altura, entre 795mm e 820mm, o câmbio tem seis marchas com embreagem deslizante e o peso a seco é de 185kg.
Posição de pilotagem é boa, com piloto bem encaixado, sem contorcionismos - Fotos: Mario Villaescusa/Johanes Duarte/Ducati/Divulgação
Posição de pilotagem é boa, com piloto bem encaixado, sem contorcionismos

*Viajou a convite da Ducati.



RAIADAS

ACROBACIAS O 35º Enduro da Independência, entre 6 e 9 de setembro, vai contar com apresentação da equipe de acrobacias Força & Ação em todos os dias. A prova larga de Aparecida do Norte, no santuário de Nossa Senhora de Aparecida, com o show. Em Itajubá, dia 6, o local será o kartódromo. Em Três Corações, no dia 7, será no Parque Dondinho, e em Lavras, nos dias 8 e 9, no Lavras Shopping. Informações: www.tcmg.com.br.

GP GERAIS A terceira etapa do GP Gerais, Campeonato Mineiro de Motovelocidade, será disputada no Circuito dos Cristais, autódromo de Curvelo, nos dias 19 e 20 de agosto. São várias categorias, com pilotos de todo o Brasil, estrutura de troca de pneus, praça de alimentação, filmagem etc. Informações: www.gpgerais.com.br.

YAMAHA A marca japonesa está desenvolvendo para o mercado nacional a FZ25, um modelo com motor de um cilindro, 250cm³, produzido na Índia e comercializado em outros países, inclusive da América do Sul. O desenho é agressivo e vai disputar um segmento no qual já está a Fazer 250, que há muito tempo não recebe atualizações expressivas.

PIKES PEAK O piloto brasileiro Rafael Paschoalim ficou em segundo na 101ª edição de uma das mais tradicionais provas do motociclismo mundial, disputada em 25 de junho. A subida de montanha Pikes Peak, em Colorado Springs, Estados Unidos, com 20 quilômetros e 156 curvas. Rafael competiu na categoria Middleweight com uma Yamaha MT-07.

Tags: minas de estado vrum mascarenhas téo teste 1200s monster ducati

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