Em 2018, a tradicional marca americana completará 115 anos. Fundada em 1903, segue tentando se modernizar, sem perder as características que fizeram fama pelo mundo afora, conservando o motorzão de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e vocação para encarar longas distâncias. Para comemorar o aniversário, antecipou o calendário e trouxe sua linha 2018 com uma série de novidades, incluindo o fim da família Dyna, que se fundiu com a linha Softail, que agora tem como destaque a nova Fat Bob. A modernização, além da reclassificação de família, passa pelo visual, motor e pelo quadro, que ficou mais leve.
Leia Mais
Indian Chief Classic resgata visual do passado, mas com tecnologia que revela seu lado modernoComposta por três modelos, linha Honda CB 500 passa por reestilizaçãoModelo de entrada da italiana Ducati, a Scrambler Icon, tem um pé no passado e outro no futuroA nova Softail Fat Bob, modelo 2018, também vai desembarcar no Brasil, montada em Manaus, e já tem até preço projetado, na casa dos R$ 58.900. O curioso é que para se modernizar, a Fat Bob foi buscar inspiração no visual dos anos 1950, com pneus bem largos e para-lamas curtos. Porém, os aros são bem menores, com 16 polegadas de diâmetro, para compensar. A combinação de rodas menores e pneus de perfil mais alto (150/80 na dianteira e 189/70 na traseira) criaram um interessante efeito estético, em que os freios a disco, com sistema ABS de série, ficaram com uma gigantesca aparência.
OLHO Os toques de modernidade, para contrastar o pé no passado, começam na iluminação. O farol tem formato inédito, algo como um oval achatado, equipado com uma bateria de LEDs, além de luz diurna.
O painel, porém, segue a receita antiga e fica em cima do tanque. Porém, foi totalmente modernizado. A nova família Softail, que agora inclui a Fat Bob, ganhou rodas de alumínio e um novo quadro totalmente redesenhado, mais rígido (em até 65%) e também mais leve, que pode chegar a uma expressiva redução de até 17kg e também permite ângulos mais fechados nas curvas, aumentando a maneabilidade. A Fat Bob 2018 também ganhou novos banco e tanque de combustível, chave inteligente, que permite acionar a ignição mesmo estando no bolso, reconhecendo a aproximação, e tomada USB próximo à coluna de direção para conexão de eletrônicos.
MOTOR A suspensão dianteira também foi modernizada.
A motorização segue a tradicional receita Harley-Davidson, com arquitetura de dois cilindros em V. Entretanto, toda a nova linha Softail, incluindo a Fat Bob, adotou o novo desenvolvimento de motor, batizado de Milwaukee Eight 107. Milwaukee em homenagem à cidade de fundação da marca, no estado de Wisconsin, Eight em alusão ao número de válvulas (quatro em cada cilindro) e 107 indicando o tamanho do motor em polegadas cúbicas, que corresponde a 1.746cm³ e que gera 14,8kgfm de torque. O motor Milwaukee Eight 114 mais vitaminada (que corresponde a 1.868cm³), também está disponível. .