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Harley-Davidson Fat Boy 2018 tem nova motorização, suspensões e quadro mais leve

O motor de dois cilindros em V ganhou novo batismo - Foto: Harley-Davidson/Divulgação
O modelo Fat Boy tem uma vida relativamente curta na marca americana, que completa 115 anos em 2018. Foi lançado em 1990, dentro da linha Softail, que simula a ausência de suspensão traseira, como as antigas “rabo duro”. Porém, conta com um sistema de amortecimento camuflado horizontalmente, embaixo do quadro, deixando a traseira soft, ou macia. Embora seja “novo”, o modelo ganhou vitrine em Hollywood ao estrelar uma improvável cena de perseguição com Arnold Schwarzenegger, no filme O exterminador do futuro, que também ganhou fama com o jargão “hasta la vista, baby”, ou simplesmente, adeus, querida.

Com ou sem ajuda da telona, a Fat Boy se consolidou no mercado mundial e também é comercializada oficialmente no Brasil. O modelo 2018 foi completamente modernizado, mantendo, entretanto, a essência. O nome Fat Boy, ou em tradução livre, menino gordo, passou por um severo regime. Com novo quadro, que faz parte de um extenso programa de pesquisa e desenvolvimento da marca e equipa toda a linha Softail, ganhou 34% de rigidez, além de nova geometria para proporcionar melhor dirigibilidade, reduzindo o peso em expressivos 14 quilos.

As rodas são maciças, com apliques simulando raios - Foto: Harley-Davidson/Divulgação
RODAS Uma das características mais marcantes da Fat Boy são as rodas. Desde o lançamento, aposentaram os raios, adotando rodas maciças e fechadas.

No modelo 2018, incluem detalhes estéticos que, entretanto, simulam raios. As rodas também ficaram mais largas e a traseira, com aro de 18 polegadas, ostenta um pneu com nada menos que 240mm de largura, maior que muito carro esportivo, reforçando a sensação de robustez que cativa a freguesia. Na dianteira, o pneu tem 160mm de largura, seguindo a receita.

O pneu traseiro tem medida de 240mm de largura - Foto: Harley-Davidson/Divulgação
Ainda no visual, o bloco óptico também ganhou novas proporções e iluminação em LED, incluindo o conjunto daymaker, com luzes diurnas. A nova tecnologia exigiu uma revisão no sistema elétrico, que ganhou maior capacidade e também uma saída do tipo USB para conectar aparelhos eletrônicos. O interessante é que na traseira, para ganhar linhas mais limpas, o farolete foi abolido. O seu papel com luz de freio foi incorporado pelas setas, deixando o para-lama traseiro liso. A fixação da placa também foi deslocada para a lateral.

Painel segue o figurino tradicional, com um relojão montado sobre o tanque, que tem capacidade para 18,9 litros - Foto: Harley-Davidson/Divulgação
MOTOR
Outra novidade em toda a nova linha Softail está na motorização.
Os novos motores conservam a clássica arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus, porém, adotam novos eixos balanceiros para reduzir as vibrações e também novas nomenclaturas para comemorar os 115 anos de fundação. O motor batizado de Milwaukee Eight faz homenagem à cidade onde nasceu e o número de válvulas, quatro em cada cilindro. São duas versões, o 107 polegadas, que em centímetros cúbicos corresponde a 1.745 e o 114, igual a 1.868cm³, com 16,4kgfm de torque.


As suspensões também mudaram. Na dianteira, garfo invertido com novo sistema de válvulas internas. Na traseira, sistema mono, com nova fixação e possibilidade de regulagem na pré-carga de forma manual. Ambas Showa. O câmbio tem seis velocidades, com a sexta bem longa para grandes retas. O painel também segue o figurino tradicional, com um relojão montado sobre o tanque, que tem capacidade de 18,9 litros.
A posição de pilotagem também manteve o figurino, com plataforma para os pés e guidão largo..