De Tuiutí (SP) - Lançada em 2003, a Bros é um modelo de uso misto, asfalto e terra. Entretanto, para enfrentar o rali diário de nossas ruas e avenidas, tornou-se o segundo modelo mais vendido da marca, ficando somente atrás da campeã CG. Em 2015, ganhou a motorização 160, que também equipa a linha CG. E agora, no modelo 2018, que chega ao mercado, ganha também freios combinados que atuam nas duas rodas. Um inédito sistema, desenvolvido especialmente para o Brasil pela engenharia nacional e japonesa, que também proporciona maior segurança mesmo na terra.
A crença de que acionando o freio dianteiro com mais vigor a moto capota ou derrapa em situações de menor aderência, como na terra, por exemplo, aumenta muito os espaços de frenagem e também a insegurança. Para corrigir este cacoete na “marra”, foi incorporado o sistema CBS, Combined Brake System, ou simplesmente CombiBrake. O acionamento é engenhoso e de forma mecânica, dispensando a eletrônica, embora proporcione expressivos resultados que reduzem os espaços de frenagem, mesmo para os mais teimosos.
SEGREDO O sistema, pela primeira vez em uma moto de uso misto, demorou cerca de três anos para ser desenvolvido pela engenharia nacional com a benção japonesa.
O segredo para o sistema também funcionar na terra está em um pequeno regulador de pressão. Essa peça retarda em milésimos de segundo o acionamento combinado do freio dianteiro em relação ao traseiro. Ou seja, primeiro o freio traseiro e, imediatamente na sequência, o dianteiro. Com isso, a moto “assenta”, evitando o afundamento exagerado da suspensão dianteira, que tem maior curso para rodar em pisos irregulares, mantendo a estabilidade e reduzindo os espaços de frenagem. A sensação de controle é nítida, permitindo também uma melhor pilotagem.
MOTOR O modelo 2018 da Bros 160 tem o mesmo motor da linha CG 160, porém calibrado para oferecer maior torque em baixos giros, exigência do segmento.
Outra modernização está no painel inteiramente digital, que tem visor escurecido Blackout, para melhor visualização. O quadro é do tipo berço semiduplo, mais adaptado para o fora de estrada. O banco, porém, é em dois níveis, mais apropriado para o asfalto. A suspensão dianteira tem 180mm de curso e a traseira, do tipo mono, 150mm de curso. O modelo também ganhou nos grafismos e cores, além do preço. O modelo Bros 160 ESDD, que conta com os freios a disco nas duas rodas combinados, tem preço sugerido de R$ 11.990, e a versão com freios a tambor, sem CBS, R$ 10.190.
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