Mistura Fina

Triumph Bonneville Scrambler 900 anda bem no asfalto ou na terra, com o auxílio da eletrônica

Fácil e divertido na pilotagem, modelo da Triumph mistura estilos e conta com motor de dois cilindros paralelos, com o controle de tração e freios ABS. A eletrônica traz o lado moderno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/11/2017 16:44 / atualizado em 04/11/2017 17:32 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

O estilo scrambler ganhou força nos anos 1950, com guidão mais largo para facilitar as manobras - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação O estilo scrambler ganhou força nos anos 1950, com guidão mais largo para facilitar as manobras
 

O estilo scrambler, algo como misturado, ganhou força nos anos 1950 com a transformação de motos de rua para também rodar na terra. A mistura incluía escape alto, guidão mais largo para deixar as manobras mais leves, para-lamas mais altos para encarar o barro, banco mais plano para facilitar a movimentação, além de eliminação de supérfluos para reduzir peso. Com a nova Triumph Bonneville Scrambler 900 o processo de criação foi semelhante, uma vez que é derivada do modelo Street Twin 900, que tem até rua (Street) no batismo.

Extremamente fácil de pilotar, encara terra com diversão - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação Extremamente fácil de pilotar, encara terra com diversão

A primeira Bonneville foi lançada em 1959, com motor de dois cilindros paralelos e 650cm³, além de dar origem a toda uma família de modelos clássicos, que, porém, incorporam tecnologia atual e respondem por cerca de 25% das vendas da marca. A Bonneville Scrambler 900 faz parte deste time retrô/moderno e foi desenvolvida a partir de um projeto de atualização que consumiu cerca de quatro anos e muita criatividade dos projetistas para conservar a essência da época, minimizando os impactos da modernização.

 

 

TECNOLOGIA A eletrônica está presente no acelerador, no controle de tração, que pode ser desligado para rodar na terra, e também no sistema de freios ABS, que pode ser desativado no fora de estrada. O conjunto mecânico é o mesmo da Street Twin. Um motor dois cilindros paralelos, equipado com refrigeração líquida, oito válvulas e um intervalo de ignição (movimentação dos pistões) de 270 graus, que proporciona uma pegada mais vigorosa nas retomadas, acoplado a um câmbio de cinco velocidades. O funcionamento, entretanto, é extremamente redondo.

Com o peso reduzido, modelo tem banco mais plano - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação Com o peso reduzido, modelo tem banco mais plano

A potência máxima é de 55cv a 6.000rpm e o torque atinge 8,2kgfm a apenas 3.230rpm. O radiador, inexistente nos modelos pioneiros, tenta ficar camuflado entre os tubos do quadro de aço. Os freios a disco, também ausentes no passado, ficam à vista. Na dianteira, disco de 310mm com pinça Nissin de duplo pistão. Na traseira, disco de 255mm. Outras modernidades contemporâneas também estão presentes, como embreagem assistida para reduzir o esforço no acionamento e imobilizador no contato para dificultar para os amigos do alheio.
O painel tem relojão único equipado com indicadores analógicos e digitais - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação O painel tem relojão único equipado com indicadores analógicos e digitais

TERRA A iluminação traseira é em LED, e tem ainda sob o banco uma entrada do tipo USB para acoplar aparelhos eletrônicos, incluindo o celular. O painel tem formato retrô, com relojão arredondado, mas também incorpora tecnologia, com pequena tela digital com computador de bordo, marcha engatada, relógio de horas e conta-giros. O lado scrambler para terra não permite abusos, mas proporciona boa diversão. É que tanto os pneus Metzeler Tourance quanto a roda dianteira com aro de 19 polegadas, assim como as suspensões, também atendem no asfalto.

O motor de dois cilindros paralelos fornece 55cv de potência - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação O motor de dois cilindros paralelos fornece 55cv de potência

Na dianteira, garfo Kayaba com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso, sem regulagem. Na traseira, duplo amortecedor Kayaba com 120mm de curso, ajustável na pré-carga. Contudo, a ergonomia mais relaxada, com banco a 790mm de altura e uma pilotagem excepcionalmente fácil e divertida (inclusive no dia a dia), aliada a uma extensa linha de acessórios com 150 itens, podem apimentar ainda mais o uso fora de estrada. A Bonneville Scrambler 900, que pesa 206kg a seco, conta ainda com um tanque com capacidade para 12 litros.
O escape tem saída alta pela lateral direita - Gustavo Epifânio/Triumph/Divulgação O escape tem saída alta pela lateral direita


RAIADAS

NOME A Resolução 709/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 30 de outubro, obriga os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a disponibilizar o nome e código, via internet, do agente que lavrou multa, aumentando a transparência e direito de defesa em caso de recurso. O sistema dedo-duro está sendo contestado pelos agentes, com receio de possíveis represálias.

MOTOCROSS A etapa final do Campeonato Mineiro de Motocross será disputada em 14 categorias na cidade de Piranga, Zona da Mata mineira, nos dias 18 e 19. A entrada do público, tanto nos dias de treinos quanto durante as competições oficiais, é gratuita. Informações: www.cassiosracing.com.br.

SALÃO I A 14ª edição do Salão das Duas Rodas, entre os dias 14 e 19, no centro de exposições Expo São Paulo, vai contar com cerca de 500 modelos expostos. As datas, logo após a realização do Salão de Milão (EICMA), entre os dias 9 e 12, e considerado o maior do mundo, vai permitir que lançamentos mundiais sejam mostrados aqui também.

SALÃO II Além das motocicletas, também serão exibidos no Salão das Duas Rodas acessórios, equipamentos e serviços. Na parte de fora dos pavilhões também serão montadas pistas para realização de diversos testes com motocicletas. Informações: www.salaoduasrodas.com.br.

CURSO O piloto Cassius Nunes e Robson França ministram curso de pilotagem off-road especial para motos do tipo big trail, em 11 de novembro e 2 de dezembro. O local é o Centro de Treinamento Fast Brothers, em Honório Bicallho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Estão incluídos café da manhã, almoço, camiseta, fotos e ambulância. Informações: (31) 99981-1881.

Tags: triumph bonneville scrambler 900 téo mascarenhas vrum asfalto terra

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
18 de junho de 2018
11 de junho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação