Maternidade equacionada

Nova geração da Honda Biz chega com alterações visuais e mecânicas nas versões 110i e 125

Reformulada, a motoneta ganhou atualizações no visual, porta-objetos maior e freios combinados, que distribuem a frenagem entre as rodas, além de nova posição de pilotar

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postado em 17/12/2017 18:39 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

O modelo 125 se diferencia pelas rodas de liga leve e motor flex mais forte - Caio Mattos/Honda/Divulgação O modelo 125 se diferencia pelas rodas de liga leve e motor flex mais forte
 

Descendente do veículo mais vendido no mundo, a Cub C 100 Dream, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas desde 1958, a brasileira Honda Biz completa 20 anos em 2018, inaugurando uma nova geração, reformulada no visual e na técnica. Ganhou novas carenagens, novo bloco de farol, nova lanterna e setas traseiras integradas, novo painel digital e porta-malas embaixo do banco ainda maior. Destaque também para o sistema de freios combinados, tanto na versão 110i, equipada com tambor nas duas rodas, quanto na 125, com freio a disco na dianteira e rodas de liga leve.

Com rodas raiadas, a Biz 110i tem motor com 8,3cv e 0,89kgfm de torque - Caio Mattos/Honda/Divulgação Com rodas raiadas, a Biz 110i tem motor com 8,3cv e 0,89kgfm de torque

Porém, para nascer, a Biz contou com a criatividade da engenharia nacional, que venceu a resistência da matriz japonesa. A proposta de criar um modelo em que o piloto iria montado como nas motos, mas com a praticidade e o porta-malas dos scooters, esbarrou na falta de espaço. A equação foi solucionada de forma tão simples quanto genial, assombrando os japoneses. Reduzir o diâmetro da roda traseira, que também exigiu a criação de uma nova medida de pneu de 14 polegadas. Outra resistência vencida foi a adoção do escudo frontal, como nos scooters, para proteger as pernas.

 

 

NOME E de tanto “martelar” os novos conceitos do projeto, batizado internamente de “Brazil`s Cub”, de forma abreviada também virou o nome do modelo: “Biz”. A nova geração manteve a essência, aprimorando itens de comodidade e segurança. A trava do porta-malas embaixo do banco agora é na própria chave de contato, facilitando o acesso. O volume interno também foi ampliado, com redimensionamento da forração, comportando um capacete ou outros objetos. Também ganhou uma tomada 12V para carregar o celular e outros aparelhos.

Os freios são combinados, mas só a 125 tem disco na roda dianteira - Caio Mattos/Honda/Divulgação Os freios são combinados, mas só a 125 tem disco na roda dianteira

O câmbio é rotativo, com pedal que não maltrata o sapato - Caio Mattos/Honda/Divulgação O câmbio é rotativo, com pedal que não maltrata o sapato

A capacidade de transportar cargas leves conta ainda com um redesenhado gancho no escudo frontal para pendurar sacolas, com trava de segurança. O painel do modelo 125 agora é totalmente digital e inclui uma luz que indica quando a condição de economia de combustível é a ideal durante a tocada. O modelo 110i continua com o painel analógico. As diferenças também estão nas rodas. Enquanto a 125 está equipada com aros de liga leve, embora calçada com pneus com câmara, a 110i tem as tradicionais rodas raiadas.
O painel do modelo 125 é digital - Caio Mattos/Honda/Divulgação O painel do modelo 125 é digital

O porta-malas ganhou mais volume e tomada 12V para carregar o celular - Caio Mattos/Honda/Divulgação O porta-malas ganhou mais volume e tomada 12V para carregar o celular

ANDANDO A pilotagem é facilitada pela embreagem centrífuga semiautomática, que dispensa o manete e possibilita o câmbio rotativo de quatro marchas, com pedal que não maltrata o calçado. As marchas são acionadas pressionando-se a ponta do pé e reduzindo com o calcanhar. Os dois modelos contam com partida elétrica e aboliram o pedal de partida, porém, ganharam o sistema de freios combinados. Ao acionar o freio traseiro, uma parte da pressão também vai mecanicamente para o dianteiro, a disco de 220mm na 125, e tambores de 130mm na 110i, independentemente da vontade do piloto.

O capacete pode ser guardado no compartimento sob o banco, que tem trava com chave - Caio Mattos/Honda/Divulgação O capacete pode ser guardado no compartimento sob o banco, que tem trava com chave

Curiosamente, a diferença de motor não é tão sentida (como nos freios), embora só a 125 seja flex, com torque maior e mais precoce, facilitando as retomadas. Com um cilindro, injeção eletrônica e refrigeração a ar, desenvolve 8,3cv a 7.250rpm e 9,2cv a 7.500rpm e torques de 0,89kgfm a 5.500rpm e 1,04kgfm a 3.500rpm, na 110i e 125, respectivamente. O banco espaçoso e a posição de pilotagem mais em pé, como nas motos, permitem conforto sem comprometer a ótima agilidade, como nos scooters, em uma quase fusão. O preço sugerido da Biz 110i é de R$ 7.590, e o da 125, de R$ 9.390.
A lanterna traseira é nova e ganhou setas integradas - Caio Mattos/Honda/Divulgação A lanterna traseira é nova e ganhou setas integradas



RAIADAS

CARTEIRA O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apresentou a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passa a ser de plástico, semelhante a um cartão de crédito, com microchip embutido. Até 1º de janeiro de 2019, os órgãos de trânsito deverão adotar o novo modelo, que também permitirá pagar pedágio, transporte público, acessar prédios públicos e identificação biométrica.

CERTIFICADO O Contran também criou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, (CRLVe), através da Resolução 720, publicada em 13 de dezembro, que substituirá o certificado impresso. Os departamentos de trânsito terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer a opção, que vai poder ser apresentada na tela do celular, por exemplo, e validada por meio de um código.

ELÉTRICA As motos elétricas vão ganhar um campeonato mundial de velocidade. Organizado pela Dorna, responsável pelo MotoGP, a categoria Moto-e será disputada a partir de 2019, com equipamento fornecido pela italiana Energica. As motos terão o equivalente a 145cv e torque de 20,4kgfm, além de autonomia que pode chegar a 200 quilômetros.

CURSO O piloto e também organizador de provas de enduro Saulo Silva está preparando cursos para iniciantes e para quem também participa de campeonatos de regularidade, com aulas teóricas e práticas e acompanhamento pessoal. As aulas, a partir de 2018, visam aprimorar as técnicas de navegação e roteiro, além da pilotagem. Informações: (31) 99202-2300 e (35) 99843-7881.

Tags: rodas duas mascarenhas téo geração nova motoneta scooter 125 110i biz honda

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