Ducati Panigale V4 chega ao Brasil em três versões, mas só em 2019

Com motor de quatro cilindros e muita eletrônica, incluindo controle de derrapagem, modelo chega ao Brasil só em 2019. Serão três versões, ainda sem preços definidos

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postado em 12/02/2018 22:35
Ducati/Divulgação

O nome Panigale é uma homenagem da Ducati à região de Borgo Panigale, no norte da Itália, onde a empresa nasceu em 1926. E a responsabilidade do batismo produziu uma superesportiva, a Panigale 1199, que assombrou o mundo em 2011 com o motor de dois cilindros mais potente do mundo, com 195cv. Em seguida veio a substituta Panigale 1299, que acrescentou mais 10cv ao motor, mantendo o título. Agora a Ducati apresenta a Panigale V4, que atinge 214cv e pode chegar aos estratosféricos 226cv na versão Speciale, com kit de pista, mantendo o visual esbelto e iluminação de LED.

Para conseguir toda a cavalaria, entretanto, a marca teve que abandonar a tradicional arquitetura de motor com dois cilindros dispostos em “L” e adotar um propulsor de quatro cilindros em “V”, chamado Desmosedici Stradale, com 1.103cm³ de cilindrada e inclinação de 90 graus entre as bancadas, desenvolvido com ajuda da Reparto Corse, divisão de competições da Ducati. É a primeira motocicleta de série da marca com esta configuração, derivada do modelo GP18 que disputa o Mundial de Motovelocidade e foi vice-campeã na temporada de 2017 com seis vitórias.

PALAVRÃO Marca registrada da Ducati, o comando de válvulas desmodrômico pode até ter um nome complicado, mas sua eficiência possibilita alcançar um torque de 12,6kgfm a 10.000rpm. Serão três versões: a Panigale V4, a V4 S e a Speciale. A V4 S conta com suspensões Ohlins na dianteira e na traseira (e também no amortecedor de direção), com funcionamento ativo ou ajustável, rodas forjadas em alumínio e bateria de íon lítio que reduziu o peso para 195kg já abastecida.

Já a versão Speciale, que terá apenas 1.500 unidades produzidas e numeradas, recebeu pintura tricolor. A versão, própria para acelerar nas pistas, traz banco com revestimento especial, para-lamas e outras peças em fibra de carbono, escapamento em titânio, pedaleiras ajustáveis e configuração eletrônica de motor exclusiva, que eleva a potência para 226cv. Todos os modelos, contudo, estão equipados com câmbio de seis marchas e quickshifter, para trocar marchas sem o uso da embreagem, que é deslizante e assistida.

Ducati/Divulgação

BRASIL A Ducati Panigale V4 vai desembarcar oficialmente no Brasil somente em 2019, ainda sem preços definidos. A versão Panigale V4 de “entrada”, com componentes “menos” nobres, tem peso em ordem de marcha de 198kg, o que proporciona uma espetacular relação peso/potência de menos de 1 kg para cada 1cv do motor. Para domar toda esta tropa, a nova Ducati V4 conta com vasto arsenal eletrônico, incluindo o requinte do sistema de controle de derrapagem nas frenagens. Também está disponível na substituta do modelo 1299 o sistema ABS de curvas na roda dianteira.

A eletrônica continua com a Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch, que faz a leitura da velocidade, inclinação (longitudinal e lateral), aceleração e desaceleração em seis eixos diferentes, processando instantaneamente e gerenciando a entrega de potência (controle de tração) na roda traseira e dosagem do sistema ABS para cada situação. Além disso, também há a possibilidade de ajustar a tocada com os modos de pilotagem Race, Sport e Street. O painel é eletrônico e ajustável, em tela TFT colorida. O quadro foi redesenhado e ficou mais leve tendo o motor como parte da estrutura.

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