A polivalente Versys X 300, capaz de rodar com desenvoltura tanto no asfalto quanto na terra, e que usa a mesma base mecânica dos diferentes modelos street naked Z 300 e a esportiva Ninja 300, talvez explique, em versão industrial, a constatação do químico francês Lavoisier de que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E se transformou em uma aventureira, equipada com motor de dois cilindros paralelos, 296cm³, refrigeração líquida e oito válvulas, que fornece 40,2cv a 11.500rpm e torque de 2,6kgfm a 10.000rpm.
Entretanto, a proposta aventureira de uso misto cidade e campo exigiu que os demais sistemas fossem exclusivos. Desta forma, as rodas passaram a ser raiadas e o aro dianteiro aumentou de 17 para 19 polegadas de diâmetro, para suportar melhor as irregularidades do terreno, com ou sem pavimentação. O visual também ganhou contornos mais robustos, com tanque de 17 litros e grandes aletas laterais para garantir autonomia de cerca de 400 quilômetros. Também ganhou um para-brisa de maiores dimensões e bloco óptico dianteiro com farol único em pequena carenagem.
TERRA O jeitão fora de estrada também está presente, com uma ergonomia de pilotagem típica dos modelos off-road, com guidão mais largo e alto e o corpo mais em pé. Porém, o banco inteiriço tem dois níveis, o que acaba prejudicando a movimentação na hora de acelerar na terra. Outro efeito colateral do fator “Lavoisier” é que o motor herdado das irmãs tem mais aptidão para o asfalto e funciona melhor em giros mais altos, obrigando a recorrer com mais frequência ao câmbio de seis marchas. Para compensar em parte a característica, a relação de marchas foi encurtada e a embreagem é assistida e deslizante.
Outros cacoetes típicos do asfalto estão presentes no para-lama dianteiro baixo, colado à roda, além do escape, também de saída mais baixa.
DIFERENÇA Para enfrentar terrenos irregulares, a estrutura também foi modificada em relação às irmãs. O quadro é próprio, com viga central em aço, e tem o motor integrado para reduzir o peso, além de proporcionar maior ângulo de esterçamento do guidão, facilitando as manobras. O ângulo de fixação da suspensão dianteira foi encurtado e ganhou maior curso. Com sistema telescópico (convencional não invertido), tem tubos de 41mm de diâmetro e 130mm de amplitude. A suspensão traseira, do tipo mono, conta com regulagem na pré-carga e tem 148mm de curso.
Os freios são a disco.
RAIADAS
PITANGUI O Trilhão de Pitangui será em 8 de abril. A concentração e largada às 10h será na praça de esportes. Na volta, haverá churrasco, cerveja e show com a banda Big Joe, além da piscina liberada.
PLACA As novas placas de identificação no padrão do Mercosul, que seriam obrigatórias a partir de 1º de setembro, foram adiadas por mais 60 dias. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou um grupo de trabalho para estudar melhor a forma de integração dos dados com os outros países participantes do bloco.
IPÊS A 18º edição do Enduro dos Ipês será disputada nos dias 5 e 6 de maio, em Lavras, Minas Gerais, valendo pelos campeonatos Brasileiro, Mineiro e Sul Mineiro de Enduro de Regularidade. O percurso da prova inclui o tradicional “Morro de China”, que atrai grande público. Informações: (35) 3821-5182.
.