Quando a italiana Ducati apresentou o modelo Scrambler, em 2014, aproveitou o motor da Monster 796, arrefecido a ar. Agora, a família aumenta com o lançamento do modelo Scrambler 1100, e a tradição prossegue com a herança do motor da Monster 1100, mas com tecnologia e eletrônica atuais. O termo scrambler significa misturado, e foi usado para batizar uma modalidade de motos de asfalto adaptadas para rodar também na terra, com a retirada de supérfluos para reduzir peso, escape de saída alta, guidão mais largo e modificações nas suspensões para suportar as irregularidades.}
Por volta da década de 1950, as modificações amadoras criaram uma tendência, despertando o interesse das montadoras, que passaram a produzir os modelos já prontos, inaugurando um segmento que nos anos 2000 voltou aos holofotes. A nova Ducati 1100 Scrambler, já como modelo 2018, segue esse figurino, com visual retrô (incluindo também acessórios e equipamentos dedicados com inspiração de época). São três versões – Standard, Sport e Special –, com diferenças de acabamento e equipamentos, preservando o tradicional motor de dois cilindros dispostos no formato de L, equipado com refrigeração a ar.
CORAÇÃO O propulsor herdado da Monster 1100, com 1.079cm³ de cilindrada, foi ajustado para as novas exigências, mantendo as características de robustez, porém assistido com generosas doses de eletrônica, fornecendo 86cv a 7.500rpm e torque de 9kgfm a 4.750rpm. A eletrônica conta com a unidade de medição inercial, que regula vários sistemas, como o controle de tração em quatro níveis (podendo também ser desligado): o de interferência dos freios ABS do tipo cornering (que pode ser acionado em curvas e não pode ser desligado) e dos modos de pilotagem (Active, Touring e City, quando a potência do motor é reduzida, atingindo 75cv, com entrega mais suave).
As três versões do modelo têm o mesmo pacote de freios. Na dianteira, dois discos de 320mm de diâmetro, com pinças Brembo radiais de quatro pistãos. Na traseira, disco simples de 245mm.
CLÁSSICA O modelo Sport tem suspensão dianteira Ohlins, com tubos de 48mm de diâmetro e 150mm de curso, totalmente ajustável. A suspensão traseira também conta com amortecedor de 150mm de curso e ancoragem mono braço em balança de alumínio. A versão Sport conta ainda com pintura predominantemente preta e rodas de liga leve com aro de 18 polegadas, calçadas com pneus de uso misto, também adotado na versão Standard. O quadro, assim como nas irmãs, tem a característica arquitetura da marca, em treliça de tubos de aço. A versão Special tem visual mais clássico, com rodas raiadas.
A versão Special tem banco revestido em couro, com acabamento creme exclusivo e pintura somente em cinza.