Montanha mecânica

Feita para o campo e a cidade, a Royal Enfield Himalayan 400 chegará ao mercado em julho

Robusto e despojado, o modelo aventureiro Royal Enfield Himalayan vai desembarcar no Brasil equipado motor de um cilindro refrigerado a ar e óleo, suspensão traseira mono e visual de estilo clássico

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postado em 14/05/2018 14:48 / atualizado em 14/05/2018 16:36

O motor de um cilindro e injeção eletrônica fornece 24,5cv de potência - Royal Enfield/Divulgação O motor de um cilindro e injeção eletrônica fornece 24,5cv de potência
 

A Royal Enfield tem o mais antigo modelo do mundo em produção contínua. O recorde é da Bullet 500, fabricado desde 1932 sem interrupção, modelo que também é comercializado no Brasil. A marca nasceu em Redditch (Inglaterra) em 1901, inicialmente produzindo bicicletas, motores estacionários e máquinas de cortar grama. Foi no esforço industrial da Primeira Guerra Mundial que as motocicletas começaram a ser produzidas. Com o fim do conflito, os modelos se espalharam pelo mundo, inclusive na Índia, que então passou a produzir a marca com exclusividade no lugar da Inglaterra.

O aro dianteiro tem 21 polegadas, ideal para encarar a buraqueira - Royal Enfield/Divulgação O aro dianteiro tem 21 polegadas, ideal para encarar a buraqueira

A partir dos anos 2000, a Royal Enfield iniciou nova fase, mantendo os modelos clássicos (como a Bullet 500), mas também desenvolvendo outros segmentos, como a nova Himalayan 400, de uso misto, cidade e campo, e que também chegará ao Brasil oficialmente a partir de julho, ainda sem preço definido. A guinada da marca incluiu a compra do centro de desenvolvimento de modelos (Harris Performance Products), na Inglaterra, e instalação de dois centros técnicos para apoiar a produção concentrada em Chennai (na Índia) e exportação para diversas partes do mundo.

 

 

MONTANHA O novo modelo foi batizado com o nome da Cordilheira dos Himalaias, a famosa cadeia de montanhas situada ao Norte da Índia, tendo o topo do monte Everest como o ponto culminante do planeta, com 8.848 metros de altura. Uma responsabilidade que a Himalayan pretende responder com uma concepção proposital e fortemente robusta. Começando pelo motor, que foi desenvolvido especialmente para o modelo, chamado LS 400 (long stroke). Com um cilindro e 411cm³ de cilindrada, o propulsor tem refrigeração a ar e óleo, injeção eletrônica, e desenvolve potência de 24,5cv a 6.500rpm e torque de 3,27kgfm já aos 4.250rpm.

As linhas são clássicas, com farol redondo - Royal Enfield/Divulgação As linhas são clássicas, com farol redondo

As características de robustez ficam reforçadas com a recomendação de troca de óleo somente a cada 10 mil quilômetros (eles não conhecem nossos bravos motoboys!) e um câmbio de cinco marchas. O quadro também segue essa linha, com arquitetura em tubos de aço do tipo berço duplo e peso total de 191kg. No quesito suspensão, pela primeira vez na marca adotou-se o sistema monoshock, com um único amortecedor na traseira, com 180mm de curso. Na dianteira, a suspensão é do tipo convencional não invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e bom curso de 200mm.
A Himalayan 400 vem com garupeira e preparação para receber bolsas laterais - Royal Enfield/Divulgação A Himalayan 400 vem com garupeira e preparação para receber bolsas laterais

CLÁSSICA A robustez proposta para encarar condições adversas de terreno e real possibilidade de manutenção precária (situação encontrada na Índia e em diversos países), também restringiu o uso de maiores requintes eletrônicos. O figurino adotado é clássico, com farol único redondo, linhas conservadoras e comportadas. O painel segue essa tendência, com instrumentos arredondados de leitura analógica, mas com uma inevitável concessão feita à pequena tela digital.


A Himalayan 400 vem com garupeira e preparação para receber bolsas laterais. O tanque comporta 15 litros, proporcionando boa autonomia. O banco também faz uma concessão e tem dois níveis, com altura do piloto a 80cm, projetando uma ergonomia mais confortável, junto com guidão e pedaleiras mais elevadas. As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira (como nos modelos fora de estrada que também têm escape alto) e 17 na traseira, calçados com pneus de uso misto. Os freios são a disco com pinça de duplo pistão e 300mm de diâmetro na dianteira e 240mm atrás.

Modelo tem robustez para encarar condições adversas de terreno e real possibilidade de manutenção precária - Royal Enfield/Divulgação Modelo tem robustez para encarar condições adversas de terreno e real possibilidade de manutenção precária


RAIADAS

CIPÓ I O Desafio Cipó Cup de mountain bike será disputado entre 23 e 27 de maio, em percurso de 365 quilômetros, passando pelas regiões da Serra do Cipó, Alto do Palácio, Pico do Breu, Peixe Tolo, Serra do Intendente, Campo Redondo, Coelhos, Cabeça de Boi, Serra das Posses, Borges e Serra dos Alves. As inscrições estão limitadas a 50 duplas.

CIPÓ II A organização do evento fornece apoio mecânico e médico, kit trilha, hidratação, refeições, colchões e tendas nos locais sem pousadas. A apuração será eletrônica. No dia 15 de maio, a partir das 19h, haverá a apresentação e coquetel da prova no restaurante Santa Fé (Rua Pernambuco, 800, Funcionários, em Belo Horizonte). Informações: www.cipocup.com.br e (31) 99506-8265.

REDRIDER A Honda começa em maio o programa de relacionamento RedRider, promovendo viagens, eventos, passeios e cursos. São três linhas: Ride Expedition, para viagens pelo Brasil e exterior; Ride Training, com cursos de pilotagem e treinamentos; e Eventos. A primeira Ride Expedition será na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Informações: (11) 4810-5372.

ACADEMIA Dentro do projeto BluCru de intercâmbio e apoio aos pilotos e competições, a Yamaha enviará os pilotos de velocidade Elton Kawasakami e Bruno César Borges para a Academia de Pilotos VR 46, do badalado piloto Valentino Rossi. A sala de aula será o circuito de Misano e o Rancho do Piloto (com pistas e centro de treinamento), em Tavullia (na Itália).

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