Logo depois de ser apresentado mundialmente em 2013, o modelo MT-09 desembarcou oficialmente no Brasil com um visual que mistura as tendências streetfighter (guerreira urbana) e naked (pelada). Em 2016, a MT-09 ganhou mais uma versão, incorporando outro estilo, com o lançamento da Tracer 900 ABS. O modelo tem perfil mais touring estradeiro e chega a partir deste mês, inicialmente nos mercados europeu e americano, atualizado, já como linha 2019. O visual e a mecânica foram mantidos, porém, com várias modernizações, incluindo LEDs na iluminação.
Também comercializada oficialmente no Brasil, a Tracer 900 ABS conta com motor de três cilindros em linha com 847cm³ de cilindrada da família MT (máster of torque, ou mestre da força). Um ousado atrevimento possível com adoção da tecnologia “crossplane”, que adota uma movimentação interna dos pistãos (defasagem de 270 graus no virabrequim) de forma a ficar sempre alerta e pronto para desferir um soco na boca do estômago do piloto nas acelerações. São 115cv a 10.000rpm e torque de 8,92kgfm a 8.500rpm.
REGULAGENS O motor permite rodar esportivamente ou encarar pacatamente o trânsito lento das grandes cidades. Entretanto, a roupagem touring da Tracer 900 confere maior apetite quando o assunto são as longas distâncias nas estradas. Para maior conforto aerodinâmico, um novo para-brisa foi desenvolvido, com possibilidade de regulagem manual em três posições, com uma só mão e em movimento.
O tanque de combustível comporta 18,2 litros e, como acessório, malas laterais (o encaixe foi melhorado) para levar a tralha. O painel tem duas telas digitais em LCD (a versão Tracer GT, não importada, já tem painel em TFT) e informa, além dos dados convencionais, a marcha engatada e monitora o consumo (computador de bordo), incluindo a função ECO, que aponta a condução mais econômica, e uma tomada 12 volts para conectar aparelhos eletrônicos, como celular e o GPS. A posição de pilotagem mais vertical também garante mais conforto em longas jornadas.
ACELERADOR O desempenho para viagens foi melhorado com a adoção de uma balança traseira assimétrica em alumínio mais longa, aumentando também a distância entre-eixos (1.501mm) para conferir mais conforto nas retas, sem comprometer a agilidade nas curvas. O quadro de alumínio confere rigidez e menor peso. A MT-09 Tracer 900ABS tem peso total, já abastecida, de 214kg, incluindo o descanso central de aço de série. Outra comodidade para o dia a dia é a embreagem assistida, que também é deslizante se a pilotagem fica mais radical.
Na hora de “enrolar o cabo”, o acelerador conta com três velocidades de abertura das borboletas.