Duas em uma

BMW F 750 GS e F 850 GS são irmãs siamesas com o mesmo motor, mas uma é mais potente

Os modelos BMW F 750 GS e F 850 GS compartilham novo motor, quadro, visual e outros sistemas, mas as potências são diferentes, assim como as suspensões e rodas

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postado em 10/07/2018 15:01 Téo Mascarenhas /Estado de Minas

A F 850 GS ganhou rodas raiadas com pneus sem câmara - BMW/Divulgação A F 850 GS ganhou rodas raiadas com pneus sem câmara
 

Com mais de 90 anos de estrada, a alemã BMW ainda não tinha usado um motor com dois cilindros paralelos. A história mudou com o lançamento da nova família F 800, que incluiu o modelo F 800 GS, apresentado em 2007. O motor, até então produzido em parceria com a austríaca Rotax, agora dá um salto e passa para 850cm³, gerando mais potência e torque. O novo coração também foi acompanhado de uma reforma total no modelo, que ganhou novo quadro, tanque, painel, iluminação, suspensões e eletrônica, além da irmã siamesa F 750 GS.

A F 750 GS tem potência ajustada para 77cv - BMW/Divulgação A F 750 GS tem potência ajustada para 77cv

Os dois novos modelos, lançados no fim de 2017, serão produzidos na fábrica da marca em Manaus, Amazonas, a partir do último trimestre deste ano, em substituição aos “antigos” modelos F 800 GS e F 700 GS. O assombro é que, na verdade, não são duas motos, mas apenas uma, com dois nomes. A mágica é usar o mesmo motor, de 850cm³, com redução eletrônica na potência para chamar de 750. Porém, junto com a menor cavalaria, o preço também é reduzido (ainda não anunciado), além de contar com rodas de liga leve de menor diâmetro, banco mais baixo e outras alterações.

 

 

F 850 GS A reforma foi profunda, geral e irrestrita. O novo propulsor passou de 798cm³ para 853cm³, e a potência de 85cv a 7.500rpm para 95cv a 8.250rpm. O torque foi para 9,4kgfm a 6.250rpm, com entrega mais presente em função de novo arranjo (intervalo de ignição), na movimentação dos pistãos. O quadro foi completamente redesenhado, ganhando viga central e o motor como parte da estrutura para aumentar a rigidez e reduzir o peso. Com isso, o tanque que era embaixo do banco, voltou à posição convencional, mas perdeu um litro na capacidade, passando para 15 litros.

Na F 850 GS a suspensão dianteira é invertida - BMW/Divulgação Na F 850 GS a suspensão dianteira é invertida

A modernização alterou a posição do escape e da transmissão final. A corrente foi para o lado esquerdo e o escape de saída alta, para a direita. O câmbio de seis marchas ganhou o sistema quickshifter, que permite cambiar sem desacelerar e sem usar a embreagem, que por sua vez é assistida e deslizante. A suspensão dianteira tem nova fixação no quadro, aumentando a distância entre-eixos em 20mm, para proporcionar maior conforto. Na dianteira, garfo invertido com tubos de 43mm de diâmetro e 204mm de curso. Na traseira, sistema mono em nova balança, com 219mm de curso.
Já na F 750 GS a suspensão dianteira é convencional, não invertida - BMW/Divulgação Já na F 750 GS a suspensão dianteira é convencional, não invertida

O sistema de freios do modelo F 850 conta com dois discos de 305mm na dianteira - BMW/Divulgação O sistema de freios do modelo F 850 conta com dois discos de 305mm na dianteira

SIAMESA O modelo F 850 GS também ganhou um banco 20mm mais baixo, rodas de alumínio raiadas, com fixação dos raios que permitem utilização de pneus sem câmara, com aro 21 na dianteira e 17 na traseira. O painel ganhou tela TFT de 6,5 polegadas e a iluminação com LEDs. A eletrônica incorporou a IMU, unidade de medida inercial que ajusta automaticamente os níveis de interferência dos modos de pilotagem Dynamic, Enduro e Enduro Pro (versão completa), além do controle de tração e freios ABS. Na dianteira, dois discos de 305mm, e na traseira, disco de 265mm.

O painel tem tela TFT e pode ser sincronizado com o celular - BMW/Divulgação O painel tem tela TFT e pode ser sincronizado com o celular

O modelo F 750 GS compartilha o visual rejuvenescido e o motor, porém com potência reduzida para 77cv a 7.500rpm e torque de 8,5kgfm a 6.000rpm. Outra mudança está nas rodas de liga leve, mas com aro de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. A suspensão dianteira também é convencional, não invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e curso menor, de 151mm. A suspensão traseira, mono, também tem curso menor em relação ao modelo F 850 GS, com 177mm. O acelerador eletrônico, controle de tração e os freios ABS permanecem, e o banco fica a 815mm de altura.
Em botão junto à manete o piloto altera os modos de condução - BMW/Divulgação Em botão junto à manete o piloto altera os modos de condução


RAIADAS

CEROL A Polícia Militar iniciou a campanha “Diga não ao cerol” e às linhas cortantes, visando conscientizar e coibir o uso, que pode ferir ou matar motociclistas. A Guarda Municipal de Belo Horizonte, por meio da Patrulha Escolar, também realiza blitz educativa com a campanha “Cerol mata”. A utilização destas linhas para soltar pipas e papagaios é proibida por lei em Minas Gerais.

MUNDIAL Com o apoio da ASW, empresa brasileira de acessórios e equipamentos para motocicletas e motociclistas, o piloto paulista Gustavo Pessoa, de 20 anos, disputará as últimas sete etapas do Mundial de Motocross, categoria MX2, já a partir do dia 22, na cidade de Loket, na República Checa. A iniciativa recoloca o Brasil no circuito mundial.

SIMEA O 26º Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, SIMEA, será realizado em São Paulo, no Centro de Exposições Rebouças, em 1º e 2 de agosto. Com o tema “Rota para o futuro da mobilidade para o Brasil”, discutirá alternativas de transporte e tem apoio da Associação dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). Informações: www.aea.org.br.

SETA A Ford criou uma jaqueta para aumentar a segurança do ciclista no trânsito. Ainda em fase de testes, a jaqueta inteligente tem luzes de LED nas mangas que acendem quando o ciclista levanta o braço, indicando que vai virar, e luz de freio. Através de aplicativo, também indica o percurso, vibrando o pulso esquerdo ou direito, indicando o momento de virar e seguir o melhor caminho.

INDEPENDÊNCIA A 36º edição do Enduro da Independência será disputada de 5 a 8 de setembro, entre as cidades de Lavras e Itajubá, em Minas Gerais, cruzando a Serra da Mantiqueira. O levantamento do percurso já foi concluído, restando a conferência e o simulado. Para os pilotos já inscritos e confirmados, o TCMG organiza sorteios de equipamentos e acessórios. Informações: www,tcmg.com.br.

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