
O mais tradicional enduro de regularidade do Brasil, o Enduro da Independência, foi disputado entre 5 e 8 de setembro, em um percurso de cerca de 600 quilômetros nas terras altas da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas Gerais, por quase 300 pilotos de diferentes regiões do Brasil, divididos em 15 categorias. Antes de encarar as trilhas, os concorrentes passaram por vistorias técnicas e participaram de uma largada promocional, desfilando em comboio pela cidade de Lavras (MG). Um aquecimento para encarar as trilhas no dia seguinte, em um exigente percurso de cerca de 140 quilômetros com muitas pedras, neutralizado na cidade de Itumirim, para depois retornar a Lavras, em mais de seis horas de duração.

No segundo dia, a largada foi em Lavras, em direção a Lambari, em percurso de cerca de 190 quilômetros, passando por Conceição do Rio Verde, pela mística São Tomé das Letras e também por Ingaí, igualmente com muitas pedras, elevando bastante o nível técnico, além de testar o preparo dos pilotos e acerto das motos em quase sete horas de prova. No terceiro dia, a largada foi em Lambari, rumo a Itajubá, passando por Heliodora, Natércia e Pedralva, em cerca de 130 quilômetros e cinco horas e meia de prova. Nas cidades, os competidores foram recebidos com bandeirinhas e faixas verdes e amarelas pela população, em homenagem ao 7 de Setembro e da independência, que batiza o enduro.

O tipo do piso também mudou. As pedras deram lugar a um terreno escorregadio, com matas fechadas, exigindo adaptação dos pilotos e versatilidade das motos. O quarto dia foi para as alturas. Saindo de Itajubá em direção a Piranguçu, para depois retornar a Itajubá, percorrendo alguns dos mais elevados e belos trechos da Serra da Mantiqueira, divisa com o estado de São Paulo e rota dos pioneiros bandeirantes. Foram cerca de 140 quilômetros e cinco horas e meia de duração. Na chegada, muita confraternização, inclusive de gerações, com Cláudio e Eduardo Hiert, pai e filho, de Toledo, no Paraná, segundo lugar na categoria Dupla Graduado, e também de novas façanhas, como a do piloto Jomar Grecco, acumulando cinco vitórias na categoria Máster.

CLASSIFICAÇÃO
Máster
1º Jomar Grecco – Domingos Martins/ES – Yamaha WR 450
2º Tunico Maciel – Lavras/MG – Honda CRF 450R
3º Thiago Veloso – Ponte Nova/MG – Honda CRF
Sênior
Gabriel Martins - Itajubá/MG-Husaberg
Over 40
Edson Ribeiro Magalhães - Lambari/MG-KTM 300
Brasil
Dário Júlio - Lavras/MG-Honda CRF 230F
Dupla Graduado
Francis Feliciano Santos/José Roberto de Freitas Filho - Paragaçu/MG-KTM 350
Over 45
Adilson Ribeiro dos Santos - Francisco Beltrão/PR - Yamaha WR 250F
Júnior
João Caçador - Além Paraíba/MG-KTM 450
Dupla Júnior
Luiz Henrique Pissolati/Rubens Basse Gonçalves Filho - Sá Fortes/MG-Husaberg
Over 50
Edson de Castro Maciel - Lagoa da Prata/MG - Honda CRF 230F
Over 55
Antônio Augusto de Castro - Vitória/ES-KTM 350
Over 60
George Parik – Jandira/SP - KTM 350 EXC-F
Feminino
Barbara Neves Gonzaga - Aparecida de Goiânia/GO - Honda CRF 230F
Novato
André Rezende – Luminárias/MG - KTM 250
Brasil Iniciante
José Márcio da Silva – Araxá/MG - KTM 300
Dupla Estreante
Elder Neder dos Santos/Geberson Jesus - Três Corações/MG - KTM 300
