Vrum

Centenária com gás

A Harley-Davidson festejou seus 115 anos em uma grande festa em Milwaukee, nos EUA

Lava-jato sensualizado foi uma das atrações extras do evento - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press 

De Milwaukee (EUA) - A primeira motocicleta começou a nascer quando William Harley e o colega de escola Artthur Davidson começaram a testar motores em Milwaukee, estado de Wisconsin, Norte dos Estados Unidos. Das experiências, surgiu um monocilíndrico de 400cm³, que foi acoplado a um quadro de bicicleta, ficando pronto em 1903. Logo depois, para ganhar mais potência, o motor passou para 475cm³ e, em 1904, a Harley-Davidson Motor Company iniciou a produção do modelo Silent Gray Fellow (Silenciosa), com a ajuda de mais dois irmãos Davidson, William e Walter. Daí pra frente, a marca rompeu fronteiras, ganhando fiéis admiradores por todo o mundo, incluindo o Brasil.

Modelo pioneiro, Silent Gray Fellow deu origem à marca - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press
Para comemorar os 115 anos de história, a marca preparou uma extensa programação em Milwaukee, cidade-sede, com participantes de todas as partes do planeta. Um verdadeiro “câmpus” foi montado na área do enorme museu Harley-Davidson, com espaço para shows, exibições, acrobacias, lojas e concentração. No Veterans Park, à beira do lago Michigan, outro espaço para concentração e shows.

 

 

No ginásio Panther Arena, divertidas competições de Flat Out. Já na Little Switzerland (estação de esqui próxima), competições de subida de montanha (hill climb). Na pista do Great Lakes Dragaway, provas de arrancada.

E na Praia de Bradford, corrida na areia. Fechando a programação, uma parada pela cidade com cerca de 10 mil participantes.

O Tio Sam também anda de moto e tem espaço extra para a bagagem - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

Customização das Harley-Davidson transforma os modelos radicalmente - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

Rodas de aro 30 polegadas nem sempre têm lugar para o freio - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

Dentro do ginásio, com piso escorregadio e muita diversão - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

Acrobacias com as Harley-Davidson para provar que a moto é mais %u201Cleve%u201D - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

A Harley-Davidson, que equipa as polícias do mundo inteiro, abre o desfile de encerramento - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

Museu reúne um acervo valioso, com modelos raros e históricos - Foto: Téo Mascarenhas/EM/D.A Press

 

 

* Viajou a convite da Harley-Davidson

.