A designação das motocicletas Big Trail deixou de ser o teto do segmento com o surgimento das chamadas Maxi Trail, elevando o patamar com motores cada vez maiores, como a nova Ducati Multistrada 1260 Enduro, já no modelo 2019. A vitaminada nos propulsores visa, inclusive, atender às cada vez mais rígidas normas ambientais de emissões, compensando as restrições. Por outro lado, a tecnologia e o emprego de materiais nobres conservam o figurino em medidas que procuram deixar o manequim mais “enxuto”.
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A nova Ducati Multistrada 1260 Enduro também embarca em outra vertente cada vez mais complexa e sofisticada, para facilitar a pilotagem, modular o motor, freios e suspensões, e aumentar a segurança: a eletrônica. O propulsor, com a tradicional arquitetura de dois cilindros em L, batizado de Testastretta (cabeçote estreito) Desmodromic Variable Timing (DVT), tem 1.262cm³ e fornece 158cv a 9.500rpm e torque de 13,0kgfm a 7.500rpm. Porém, 85% de todo o torque está disponível a 3.500rpm, além de um vasto arsenal de sistemas eletrônicos.
SISTEMAS O novo modelo conta com a Unidade de Medida Inercial de seis eixos, que processa e controla os sistemas que evitam empinadas e o controle de tração. Ambos com oito níveis de atuação e que também podem ser desligados. Controla também a atuação do sistema ABS, que tem a função cornering, que permite frenagens em curvas; o sistema que possibilita arrancar em subidas sem que a moto volte; o sistema de iluminação com LEDs em curvas, que clareia automaticamente a parte interna, além de interagir com o sistema de suspensões semiativas.
A Multistrada 1260 Enduro conta ainda com o quick shift de duas direções, que permite passar as marchas sem desacelerar e acionar a embreagem; piloto automático; chave inteligente, que possibilita acionar o motor mesmo estando no bolso; e acelerador eletrônico. O modelo conta ainda com quatro modos de pilotagem: Sport, com toda a potência; Touring, com respostas mais progressivas e suaves; Urban, com a potência reduzida para 100cv; e Enduro, com a potência também fixada em 100cv, além de ajustes na suspensão, nos freios ABS e nos níveis de controle de tração.
COLORIDO Para maior conforto do piloto, a Multistrada 1260 vem com banco a 860mm do chão, ou seja, 10mm mais baixo que o da antecessora Multistrada 1200.
As rodas são raiadas, porém, na dianteira o aro é de 19 polegadas. Medida intermediária entre asfalto e terra. O painel conta com tela de 5 polegadas TFT em cores, de alta resolução. As suspensões são Sachs com regulagens automáticas.
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