De Cabreúva (SP) - Dez anos após ser apresentada, a alemã BMW F 800 GS passa por completa e total reforma, incluindo o motor, que ganhou mais 55cm³ de cilindrada, atingindo agora 853cm³ de capacidade volumétrica. Também renovado, o modelo 2019 de sua irmã F 750 GS compartilha o mesmo propulsor, porém, com potência eletronicamente reduzida. Os dois modelos também dividem o novo quadro, em tubos de aço, que tem o motor como parte integrante. A diferença fica nas rodas, no pacote eletrônico, nas suspensões, no painel e até na altura do banco da F750 GS, que pode ser mais baixo.
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As novas F 750 e F 850 GS são produzidas em Manaus, com a mesma arquitetura de dois cilindros em linha que ganhou um novo arranjo na movimentação dos pistãos, com intervalo de ignição de 270 graus, conhecido como “crossplane”. Este desenho proporciona uma pegada extremamente vigorosa, mas provoca um efeito colateral, “desafinando” o som do escape, que ultrapassou (por pouco) o limite de emissão de ruídos imposto pela norma ambiental brasileira. A solução foi remapear o motor, reduzindo a potência e melhorando o torque, com curva mais plana.
CURIOSIDADE O modelo F 850 GS “alemão” desenvolve potência de 95cv a 8.250rpm e torque de 9,4kgfm a 6.250rpm, enquanto o modelo nacional fornece 80cv a 6.250rpm (chegando bem mais cedo) e torque de 9,2kgfm a 6.250rpm (curiosamente, a mesma faixa de giros). Porém, a sensação ao pilotar é que as retomadas permanecem extremamente musculosas, facilitando a tocada. No modelo F 750 GS, com características mais urbanas, a potência passa para 77cv a 6.250rpm e o torque para 8,8kgfm também a 6.250rpm.
A reforma também inverteu a posição da corrente de transmissão, que foi para a esquerda, enquanto o escape de saída alta foi para o lado direito.
VERSÕES A F 850 GS parte de R$ 43.950 na versão Sport e chega a R$ 50.950 na Premium TFT, ambas com opção de kit de banco baixo. O pacote eletrônico da Premium TFT inclui os modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pró, que exige a ligação de um plugue. Também tem acelerador eletrônico, ABS com as funções Road e Off Road, controle de estabilidade e controle de tração nas funções pista seca, pista molhada e fora de estrada. As suspensões eletrônicas são reguláveis conforme peso e tipo de piso.
Fácil de pilotar com a ajuda da eletrônica, o modelo tem ainda um painel com tela TFT, iluminação em LED e rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira. A F 750 GS tem apenas dois modos de pilotagem: Rain e Road.
* Viajou a convite da BMW