Uma ideia criativa, porém, aparentemente incompatível, foi transformada em realidade com o lançamento do Honda X-ADV, que mistura a praticidade e conforto dos scooters, veículos essencialmente urbanos, com a versatilidade das motocicletas fora de estrada. Esta simbiose de dois mundos tão distintos, com pitadas de esportividade, nasceu como modelo-conceito, que permite à engenharia “viajar” sem preocupações com aspectos comerciais. Entretanto, o modelo, inicialmente batizado de City Adventure, causou um impacto tão positivo que foi transformado em veículo de linha.
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MOTOR O propulsor bicilíindrico tem 745cm³, refrigeração líquida e entrega 54,8cv a 6.250rpm e torque de 6,93kgfm a 4.750rpm. Instalado em posição central (como nas motos), fica bastante inclinado para frente, o que permite reduzir a altura do túnel dianteiro, facilitando o embarque e desembarque. O sistema de embreagem é outro destaque. Ao contrário dos scooters tradicionais, com câmbio contínuo tipo CVT, conta com dupla embreagem, caixa de marchas e corrente, como nas motos. O sistema, porém, permite uma condução no modo automático, preservando a mordomia.
A dupla embreagem também possibilitou abolir o manete e o pedal de câmbio.
ANDANDO O conforto é típico dos scooters, com banco largo em dois níveis, além de porta-malas sob o assento. Para os pés, uma plataforma que também possibilita esticar as pernas e rodar mais relaxado. Com um motor sempre alerta, o vento pode ser desviado com um para-brisa regulável manualmente em cinco posições. Outra proteção está nos punhos, exatamente como nas motos fora de estrada. O painel, integralmente digital, é outro destaque.
As suspensões são compatíveis com motos. Na dianteira, sistema invertido, com 153mm de curso. Na traseira, sistema mono, em balança de alumínio com 150mm de curso. Os freios mantêm o padrão e performance com ABS, duplo disco de 296mm na dianteira e 240mm na traseira. As rodas são raiadas como nas motos fora de estrada, mas calçadas com pneus de uso misto, sem câmara, com aro de 17 polegadas na frente e 15 atrás. Já o escape tem saída alta, a iluminação é toda em LED, além dos benefícios da chave de presença e a saída de 12 volts para recarregar o celular..