Desenvolvida desde 2014, a motocicleta elétrica LiveWire chega ao mercado americano a partir de agosto, já como modelo 2020, a um custo de US$ 29.800. Se nos Estados Unidos a pré-venda já foi aberta, por aqui ainda não há previsão, embora a Harley-Davidson do Brasil estude sua viabilidade para o nosso mercado. O ousado projeto faz parte de um extenso programa de renovação e modernização da linha, porém teve que vencer resistências para se apresentar como uma legítima Harley-Davidson sem o clássico motorzão vê dois e seu retumbante som.
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ASSOBIO Para rodar maiores distâncias sem a necessidade de recargas, a motocicleta ganhou mais capacidade de armazenar energia. A autonomia declarada é de 177 quilômetros, e as baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada, incluindo as domésticas. O modelo vai contar com incentivos fiscais em alguns países, além de menor custo da energia na hora de “encher o tanque”. Para compensar o peso, as baterias ficam na parte de baixo e integram a estrutura do quadro construído em alumínio forjado, pesando apenas 6,3 quilos.
Na hora de acelerar (a transmissão é por correia), outra curiosidade: não se percebe o motor em funcionamento. Porém, basta um pequeno giro no acelerador para que a resposta seja imediata, atingindo 100km/h em 3,5 segundos. É que o motor elétrico fornece 100% de torque o tempo todo, deixando a pilotagem prazerosa, acompanhada do assobio. O estranho é que não há nem pedal de marchas e nem manete de embreagem. Na hora de brecar, outra surpresa: a energia das frenagens é usada para recarregar as baterias, além de também funcionar como uma espécie de freio motor.
TELÃO Em conjunto com o freio regenerativo, a LiveWire conta com duplo disco dianteiro com pinças Brembo e disco traseiro, equipados com sistema ABS. Outro destaque é o painel, com uma espécie de tablet com tela tátil de 10,9 centímetros, GPS incluso, além da conectividade desenvolvida pela japonesa Panasonic, que permite conexão com o celular e monitoramento remoto informando o nível das baterias, localização da moto e também alerta de movimentação não autorizada (o famoso amigo do alheio).
O visual futurista, que poderia chocar os mais puristas, é completado por rodas de liga leve com aro de 17 polegadas na dianteira, como nas esportivas. A suspensão dianteira (herdada da XR 1200) é invertida, outra característica esportiva, e a traseira tipo mono em balança.