Indaiatuba (SP) - A badalada prova Pikes Peak International Hill Climb é uma subida de montanha em estrada, disputada em Colorado Springs, Colorado, Estados Unidos, desde 1916, com 20 quilômetros de extensão, em nada menos que 156 curvas. A largada é dada em uma altitude de 2.300 metros e a chegada a cerca de 4.500 metros, por isso também chamada de Prova Para as Nuvens. Esta variação é outro complicador, já que, ao longo da prova, o ar vai ficando mais rarefeito e a temperatura vai caindo, alterando a aderência e pressão dos pneus, e também a mistura do combustível.
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Para complicar ainda mais, ao longo das 156 curvas da estrada, pode haver “sujeira” na pista, fazendo companhia a barrancos de um lado e precipícios de outro. Aliás, a prova começou com Spencer Penrose (que dá nome ao troféu), com trechos em terra, posteriormente pavimentados. Para superar tudo isso, Rafa Paschoalin fez uma extensa preparação na Yamaha MT-07 vencedora em 30 de junho, da categoria Middlewweight, que vai de 501cm³ a 850cm³ de motorização. Todo o desenvolvimento foi feito no Brasil, privilegiando componentes nacionais e a moto enviada pronta por avião.
PREPARAÇÃO A Yamaha MT-07 é um modelo de linha, da nova geração, lançada em outubro de 2018, e faz parte da família MT, Master Of Torque, com motor de dois cilindros em linha de 689cm³, que entrega 74,8cv a 9.000rpm e torque de 6,9kgfm a 6.500 rpm, com a tecnologia “crossplane”, de movimentação dos pistãos, com defasagem de 270 graus. Para competir, o peso original de 183kg foi aliviado ao máximo, com retirada de setas, farol, suporte de placa, espelhos, parte da instalação elétrica e até o ABS e parafusos desnecessários. O resultado foi uma redução de cerca de 20kg.
As rodas foram substituídas pelas da exclusiva R1M.
O motor foi “taxado” com trabalho no cabeçote, para consumir etanol. Isso também exigiu um remapeamento eletrônico do motor e um profundo trabalho no escape, consumindo cerca de 400 testes no dinamômetro. Com as alterações, a potência subiu para cerca de 90cv.
ANDANDO A suspensão dianteira teve o fluído trocado e ficou mais baixa. A suspensão traseira ganhou novo amortecedor. Os freios ganharam novas bombas de competição, assim como os pneus.
(*) Viajou a convite da Yamaha
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