A motocicleta imune a tombos e que ainda visualize os arredores, antecipando ações de segurança, seria o veículo ideal e sonho de uma grande parcela de usuários. A moto autônoma, ainda não existe, mas as pesquisas neste sentido continuam evoluindo, assim como em automóveis, ônibus e caminhões. Com as motos a equação é um pouco mais complicada, já que a lei da gravidade ainda está em vigor. Entretanto, para desespero dos puristas, que entendem que o controle tem que ser do piloto, como um verdadeiro dogma, já existem protótipos para provar o contrário, como filmes de ficção científica.
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No autêntico estilo naked, modelo 2020 da Triumph Street Triple chega modernizadoTotalmente modernizada, nova BMW S 1000 XR desembarca no BrasilHonda CBR 1000RR-R chegará em duas versões: a básica e a SP FirebladeNovo BMW M135i xDrive chega ao Brasil pela 'bagatela' de R$ 269.950Vinda especialmente do Japão, a motocicleta experimental Yamaha Motoroid esteve presente no 15º Salão Duas Rodas, em São Paulo, em novembro de 2019. Com motor elétrico e inteligência artificial, o modelo desafia a lei da gravidade e realiza o sonho de todo motociclista. Não cai. Para tanto, conta com o sistema Active Mass Center Control System (AMCES), que atua diretamente no centro de gravidade, estabilizando o conjunto piloto e moto. O sistema percebe imediatamente sua posição, ajustando instantaneamente o centro de gravidade, ficando em pé sozinha, sem auxilio de apoios, de forma autônoma.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A tecnologia permite também que a Motoroid obedeça a comandos de voz e se movimente sozinha, sem qualquer ajuda (as rodinhas laterais podem ser retiradas), em direção ao piloto, por exemplo.
O visual futurista é completado com um motor elétrico, que fica junto à roda traseira, contribuindo para rebaixar o centro de gravidade e aumentar o equilíbrio. No lugar do motor, um conjunto de baterias de íon lítio que fornece energia para o motor e funciona como um contrapeso e lastro, exatamente no eixo do AMCES. Desta forma, para andar de modo autônomo, quando a moto inclina para um lado o lastro vai para o outro, compensando e neutralizando a inclinação. A Yamaha Motoroid também usa sistema Ride By Wire, que elimina cabos nos sistemas de frenagem, aceleração e de condução.
SOZINHA A Honda também tem um modelo (Riding Assist), que, porém, usa uma outra tecnologia, sem o sistema giroscópico, mais pesado. A moto, com visual mais parecido com modelos “normais” e comerciais, tem um motor elétrico que ajusta instantaneamente os eixos lateral e longitudinal.
A alemã BMW foi em outra direção. Apresentou o modelo GS 1200 Autônomo, com a mesma aparência do modelo de linha. O modelo apresentado na pista de Miramas, no Sul da França, arranca, freia, faz curvas de forma perfeita, mas não pretende “substituir” completamente o piloto, mas auxiliá-lo da forma mais segura possível. Para tanto, tem freio de emergência e função que segue as faixas da estrada. O quadro e a balança da suspensão traseira em fibra de carbono foram produzidos em impressora 3D. O controle de equilíbrio, com ajuda de eletrônica e geolocalização, fica acomodado nas malas laterais e no baú central..