A Honda do Brasil, depois de ter registrado a patente do modelo Forza 300 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), também mostrou o scooter no Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em novembro de 2019, para medir a reação do público. O segmento dos scooters foi o único a passar incólume pela retração de mercado, em ciclo de quase uma década, que havia se encerrado em 2017, com a retomada da expansão. Desta forma, embora não confirmado, o urbano Forza 300 (Força 300) deveria desembarcar no Brasil ainda em 2020. Porém, com o revés do mercado em função da pandemia, os planos podem mudar.
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De qualquer forma, se chegar concorrerá com o recém-lançado Yamaha XMax 250, com o modernizado Dafra Citycom 300 HD e com o Kimco Dowtown 300i. O Forza 300 foi lançado na Europa em 2000, em um mercado bastante competitivo, somando características urbanas e também “touring” para estradas. Em 2004, ganhou o sistema com chave contra roubos e maior porta-malas sob o banco. Em 2005, incorporou os freios ABS e, em 2008, passou a contar com o sistema S-Matic, com modos de mudanças automáticas do câmbio CVT e freios ABS combinados.
MODERNIZAÇÃO Em 2016, o modelo passou por completa modernização no visual (Sit-In, com túnel central mais alto), cuja base vigora até hoje.
Assim como a edição especial limitada (com diferenças apenas na pintura e acabamento), o Forza 300 de série preserva as mordomias urbanas, como o prático câmbio automático CVT (continuamente variável) e um generoso porta-malas em baixo do banco, com capacidade para dois capacetes fechados, ou outros volumes. No escudo frontal também existem porta-luvas, um deles com chave, e uma tomada 12V para recarregar eletrônicos. Existe também, como opcional, um bauleto de 45 litros de volume na cor do modelo. Banco e tampa do tanque de combustível podem ser abertos em teclas no escudo frontal, ou remotamente com a chave inteligente.
MOTOR O propulsor de um cilindro, quatro válvulas, 279cm³ e arrefecimento a água, é o mesmo que equipa o scooter SH 300i, já vendido aqui, mas com assoalho baixo e plano (Step-Through, sem túnel central), além de rodas maiores, com aros de 16 polegadas.
O painel tem dois mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) redondos e uma tela digital entre os dois, com o computador de bordo, além de relógio de horas e carga da bateria. A iluminação é em LED, com as setas dianteiras integradas aos retrovisores. A suspensão dianteira é telescópica tradicional, não invertida, com tubos de 33mm de diâmetro. A suspensão traseira tem dois amortecedores, com possibilidade de sete ajustes na pré-carga. O freio dianteiro tem disco de 256mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem disco de 240mm.
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