O modelo Multistrada, lançado em 2003, chega à sua quarta geração com duas inéditas tecnologias. O motor de quatro cilindros em V e um sofisticado sistema de radar que detecta aproximações e ajusta o piloto automático. São três versões: Multistrada V4, V4 S e V4 S Sport, com vários pacotes de equipamentos, inclusive para melhor performance no fora de estrada. Porém, o motor V4, batizado de Granturismo, é comum a todas as versões. Essa arquitetura já foi usada pela Ducati nos modelos Superleggera e Streetfighter, e agora migra para a Multistrada.
Leia Mais
Triumph apresenta o modelo de entrada Trident 660, sem chegada confirmada no BrasilNova geração da Kawasaki Ninja chega ao Brasil a partir de R$ 37.490BMW R 1250 RT: uma estradeira clássica, mas carregada de tecnologiasYamaha NMAX 160 ABS 2021: reforma por dentro e por fora
O motor com 1.158cm³ entrega nada menos que 170cv a 10.500rpm e torque de 12,7kgfm a 8.750rpm. A furiosa tropa também gera bastante calor quando exigida. Para minimizar o sofrimento nas pernas do piloto, a bancada traseira do motor é desligada quando parada no trânsito, por exemplo. Em movimento, a assistência da eletrônica é maciça.
ELETRÔNICA O pacote continua com as cornering lights, ou luzes adaptativas que iluminam a parte interna das curvas, o sistema que permite arrancar em aclives sem que a moto volte, nas suspensões eletrônicas que percebem o peso (piloto; piloto e garupa; piloto, garupa e bagagem) e se adaptam, além de se ajustarem conforme o modo de pilotagem selecionado: Sport, Touring, Urban e Enduro. Tudo indicado no painel em TFT de 6,5 polegadas, que pode espelhar o celular via Bluetooth, que tem um compartimento próprio com tomada USB para manter a carga.
A tecnologia do radar, inédita em motocicletas de série, permite manter a distância em relação aos veículos que estão nas proximidades. O dispositivo, com dimensões semelhantes ao de um cartão de crédito, é instalado de forma quase camuflada na carenagem frontal e sob a lanterna traseira. Com o piloto automático (cruise control) ativado, o piloto pode escolher quatro níveis de distanciamento de outros veículos da estrada, que a moto acelera e freia mantendo a distância. Se for necessário trocar de marchas, o quickshifter (para reduzir ou aumentar as marchas) não interrompe o piloto automático.
CEGO O radar traseiro (blind spot detection) detecta a aproximação de veículos, incluindo pontos cegos do piloto, por meio de LEDs instalados nos retrovisores. A aproximação dos veículos é indicada no painel e se o piloto acionar a seta, por exemplo, um aviso de perigo é acionado como alerta. O quadro também é inédito.
A suspensão dianteira é invertida com tubos de 50mm de diâmetro e 170mm de curso, com regulagem na pré-carga da mola, compressão e extensão remotamente por pressão hidráulica. A suspensão traseira é Marzocchi com 160mm de curso e sistema semiativo Skyhook. Os freios contam com duplo disco de 330mm de diâmetro (V4 S), com pinças Brembo Monobloco de quatro pistãos Stylema. Na traseira, disco simples de 265mm, com pinça flutuante Brembo. A Multistrada V4 também conta com LEDs na iluminação e chave inteligente de presença.