A segunda geração do scooter Yamaha NMAX 160 ABS, já como modelo 2021, foi completamente modernizada, tanto na estética quanto na mecânica, e tem preço sugerido de R$ 14.990, mais o frete. As linhas, entretanto, não escondem o DNA da família MAX, com formas mais volumosas, que, além de proporcionar mais conforto, também impõe mais respeito no trânsito. Nesta direção, o assento ficou ainda maior, com 826.5mm de comprimento e a plataforma de apoio para os pés ficou 5mm mais larga em cada lado, passando para 107,8mm.
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As mudanças externas também se estenderam aos faróis, que contam com iluminação em LED, assim como a ampla lanterna traseira com formato bipartido. O novo painel tem tela digital em LCD, iluminação em LED e lente antirreflexo. Além das funções usuais (hodômetro total e dois parciais, nível do combustível, relógio de horas e luzes de alerta), conta com o computador de bordo, indicador da carga da bateria, de temperatura do motor e da troca da correia do câmbio automático CVT. As funções do painel são acessadas com simples toque de botão no punho esquerdo do guidão
MORDOMIAS A chave de contato foi abolida, substituída pela smart key (chave inteligente), que pode ficar no bolso e permite ativar o motor, destravar a tampa do tanque e do porta-malas por meio de teclas abaixo do guidão. O escudo frontal também abriga dois porta-trecos, sendo um do lado direito, com tampa, e outro do lado esquerdo, com tomada 12V para recarregar o celular. O porta-malas sob o banco tem capacidade equivalente a 25 litros e acomoda um capacete do tipo fechado ou pequenas compras e volumes.
Na parte “interna”, o quadro foi integralmente redesenhado, com menos pontos de solda e maior rigidez, possibilitando também novo link com o motor, fixado por coxins de borracha, reduzindo vibrações. A nova geometria permitiu acomodar um tanque de combustível maior, que passou de 6,6 litros para 7,1 litros, posicionado no túnel central, ampliando a autonomia. O motor de um cilindro, com refrigeração líquida, tem os mesmos 155cm³ da primeira geração, entretanto, foi completamente modernizado.
ACELERANDO Mudanças na carcaça, cabeçote, pistão, válvulas, biela e virabrequim, elevaram a potência de 15,1cv para 15,4cv na mesma faixa das 8.000rpm. O torque passou de 1,5kgfm a 6.000rpm para 1,4kgfm a 6.500rpm. Entretanto, um artifício mecânico, acionado eletronicamente (Variable Valve Actiation – VVA), altera o tempo de abertura das válvulas, produzindo mais torque até os 5.000rpm e mais potência daí em diante. Na prática, as retomadas ficam mais fortes, facilitando a pilotagem no trânsito. Na hora de “esticar”, também facilita a vida do piloto.
O motor também passa a contar com o sistema start&stop para economia de combustível.
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