A Triumph apresentou, já como modelo 2021, a nova Speed Triple 1200 RS, totalmente reformulada. O modelo já esteve no catálogo da marca no Brasil, entre os anos de 2014 e 2018, ainda como Speed Triple 1050, mas a volta ainda não está confirmada. Lançada em 1994, a Speed Triple foi uma das responsáveis pelo relançamento da Triumph no mercado, depois de um longo período de hibernação. Os primeiros modelos eram mais conservadores, com visual naked e duplo farol redondo. Em 2011, veio a guinada, com visual mais agressivo, estilo streetfighter e duplo farol facetado.
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Em 2021, outra metamorfose, desta vez também no motor, que conserva a arquitetura de três cilindros em linha, mas passa para 1.160cm³. O modelo RS também incorpora refinada eletrônica embarcada e componentes mais sofisticados de melhor performance. O novo propulsor, desenvolvido com ajuda da experiência nas pistas como fornecedora da Moto2 GP, entrega 180cv a 10.750rpm, 30cv a mais que a versão anterior, e um torque de 12,8kgfm a 9.000rpm. Apesar da maior capacidade volumétrica, o motor também ficou mais compacto e sete quilos mais leve.
BALANÇA O quadro também foi completamente reprojetado.
A ergonomia ganhou guidão mais largo em 13mm, as pedaleiras ficaram ligeiramente mais altas e o banco passou para 830mm de altura, formando um “triângulo” de pilotagem mais preciso. Contribui também para a precisão na pilotagem o novo pacote de suspensões. Na dianteira, garfo invertido Ohlins (NIX 30), com tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso, ajustável na pré-carga, compressão e retorno. Na traseira, amortecedor único, também Ohlins (TTX 36), igualmente com 120mm de curso e ajustes na pré-carga, compressão e retorno.
ELETRÔNICA São quatro níveis de controle de tração, que também pode ser desligado. Os modos de pilotagem são: estrada, chuva, esporte e pista, e estão vinculados ao controle de tração.
A eletrônica tem ainda o quick shifter bidirecional e um painel multifuncional em tela TFT de cinco polegadas, com dois temas diferentes que alternam o esquema de cores. O painel, além das informações de praxe, fornece cronometro para tempos de voltas e conectividade via celular, para acesso a navegação, chamadas, música e também controle da câmera GoPro. Completam o pacote, piloto automático, iluminação toda em LED, com luz de posição, chave inteligente que permite ligar o motor, destravar o guidão e abrir a tampa do tanque de combustível.