Vrum

RENOVADA

Triumph apresenta o reformulado modelo Speed Triple 1200 RS, linha 2021

O motor mais leve e compacto ganhou 30cv, entregando agora 180cv - Foto: Triumph/Divulgação 

A Triumph apresentou, já como modelo 2021, a nova Speed Triple 1200 RS, totalmente reformulada. O modelo já esteve no catálogo da marca no Brasil, entre os anos de 2014 e 2018, ainda como Speed Triple 1050, mas a volta ainda não está confirmada. Lançada em 1994, a Speed Triple foi uma das responsáveis pelo relançamento da Triumph no mercado, depois de um longo período de hibernação. Os primeiros modelos eram mais conservadores, com visual naked e duplo farol redondo. Em 2011, veio a guinada, com visual mais agressivo, estilo streetfighter e duplo farol facetado.


Em 2021, outra metamorfose, desta vez também no motor, que conserva a arquitetura de três cilindros em linha, mas passa para 1.160cm³. O modelo RS também incorpora refinada eletrônica embarcada e componentes mais sofisticados de melhor performance. O novo propulsor, desenvolvido com ajuda da experiência nas pistas como fornecedora da Moto2 GP, entrega 180cv a 10.750rpm, 30cv a mais que a versão anterior, e um torque de 12,8kgfm a 9.000rpm. Apesar da maior capacidade volumétrica, o motor também ficou mais compacto e sete quilos mais leve.
O painel em tela TFT de cinco polegadas tem conectividade com o celular... - Foto: Triumph/Divulgação
BALANÇA O quadro também foi completamente reprojetado.

Em alumínio fundido, ficou 10 quilos mais leve em relação à geração anterior, alterando também a centralização das massas, com distribuição do peso mais adiantada e mais baixa. A bateria em íon de lítio tem 2,3 quilos a menos que a do modelo anterior. Também foram empregados componentes em fibra de carbono, bem mais leve, como o para-lama dianteiro e a capa do banco do passageiro, resultando em um peso em ordem de marcha, já abastecida, de 198kg.

 

...e ainda traz informações sobre a moto, como a pressão dos pneus - Foto: Triumph/Divulgação

Os freios, com sistema ABS de curvas, têm pinças Brembo Stylema - Foto: Triumph/Divulgação
A ergonomia ganhou guidão mais largo em 13mm, as pedaleiras ficaram ligeiramente mais altas e o banco passou para 830mm de altura, formando um “triângulo” de pilotagem mais preciso. Contribui também para a precisão na pilotagem o novo pacote de suspensões. Na dianteira, garfo invertido Ohlins (NIX 30), com tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso, ajustável na pré-carga, compressão e retorno. Na traseira, amortecedor único, também Ohlins (TTX 36), igualmente com 120mm de curso e ajustes na pré-carga, compressão e retorno.
As suspensões são Ohlins nas duas rodas, ajustáveis na pré-carga, compressão e retorno - Foto: Triumph/Divulgação
ELETRÔNICA São quatro níveis de controle de tração, que também pode ser desligado. Os modos de pilotagem são: estrada, chuva, esporte e pista, e estão vinculados ao controle de tração.

Porém, podem ser ajustados independentemente. Tudo monitorado pela central de medição inercial (IMU) de seis eixos, que controla o sistema de antiempinadas e a atuação e intensidade dos freios ABS de curvas. Na dianteira, dois discos de 320mm, equipados com pinças Brembo Stylema monobloco radial. Na traseira, disco simples, com 220mm de diâmetro, também com pinça Brembo.

A iluminação da Speed Triple 1200 RS iluminação é toda em LED, com luz de posição - Foto: Triumph/Divulgação

Os modos de pilotagem são: estrada, chuva, esporte e pista, e estão vinculados ao controle de tração - Foto: Triumph/Divulgação
A eletrônica tem ainda o quick shifter bidirecional e um painel multifuncional em tela TFT de cinco polegadas, com dois temas diferentes que alternam o esquema de cores. O painel, além das informações de praxe, fornece cronometro para tempos de voltas e conectividade via celular, para acesso a navegação, chamadas, música e também controle da câmera GoPro. Completam o pacote, piloto automático, iluminação toda em LED, com luz de posição, chave inteligente que permite ligar o motor, destravar o guidão e abrir a tampa do tanque de combustível.

.