A Harley-Davidson apresentou oficialmente sua primeira big trail batizada de Pan America 1250 em duas versões. Ambas equipadas com o inédito motor Revolution Max de 1.252 cm³, com arrefecimento líquido, radiador de óleo e comando de válvulas variável, com a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, mas com inclinação de 60 graus. As versões Standard e Special se diferenciam no emprego maciço da eletrônica, como a suspensão semiativa e recursos de assistência à pilotagem adicionais na versão Special.
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O visual é praticamente idêntico para as duas, com uma exótica carenagem frontal que abriga o conjunto óptico com farol retangular horizontal, composto por uma bateria de LEDs. A Pan America 1250 tem previsão de chegar ao Brasil, porém, ainda sem data definida. A versão Special conta com cavalete central, protetores de motor, protetores de punho, amortecedor de direção e peito de aço. Também pode vir equipada opcionalmente com rodas raiadas, melhores no fora de estrada, e pneus especiais desenvolvidos pela Michelin para terra.
MOTOR O propulsor também é parte estrutural do quadro, o que ajuda a reduzir peso (228kg a seco na Standard e 239kg na Special) e também dimensões. O motor fornece uma tropa de respeito, com 152cv a 8.750rpm e um musculoso torque de 13,1kgfm a 6.750rpm. Os cilindros ficam ligeiramente deslocados, com intervalo de ignição de 90 graus, e contam com o controle variável de válvulas, mudando o tempo de abertura (duas de admissão e duas de exaustão por cilindro) para oferecer mais torque em baixos giros e mais potência em alta.
A versão Standard tem quatro modos de pilotagem padrão: Road, Sport, Rain e Off-Road, além do personalizável Off-Road Plus.
PÉS NO CHÃO Para os mais baixinhos, a Special tem o inédito Adaptative Ride Height, ARH, que reduz automaticamente a altura da moto nas paradas, permitindo alcance dos pés no chão. O sistema mantém o curso das suspensões e o ângulo de inclinação, além de poder ser ajustado na velocidade de “rebaixamento”, ou travado.