A Honda apresentou no Brasil, em 2013, a trinca de modelos CB 500, composta pela esportiva carenada CBR 500R, a naked CB 500F e a aventureira CB 500X, equipadas praticamente com o mesmo conjunto mecânico, variando o figurino e ajustes técnicos para atingir três segmentos distintos. Produzidas em Manaus, Amazonas, e equipadas com motor de dois cilindros em linha de 471cm³, com arrefecimento líquido, além de quadro em tubos de aço, tipo diamond, freios e rodas com aro de 17 polegadas, passaram por modernizações em 2016.
Leia Mais
A terceira geração da big trail Honda Africa Twin 1100 e suas novidadesHonda NXR 160 Bros: agora mais forte para se dar bem no asfalto e na terraModelo 2022 da Yamaha Fazer 250 traz novidades visuais, mas mantém motor
Em 2020, receberam novas atualizações e também uma baixa. O modelo CBR 500R deixou de fazer parte da trinca para dar lugar à CBR 650R, mais potente, que, por sua vez, faz parte de outra família. Para 2022, a Honda anunciou novas atualizações nos modelos CB 500F e CB 500X para o mercado europeu, e que também devem desembarcar no Brasil, embora ainda sem confirmação. A linha de motos com motorização de 500cm³ faz parte de uma tradição (atualmente ignorada), na qual os modelos iam ganhando tamanho em uma progressão: 125cm³, 250cm³, 500cm³ e, depois, 750cm³.
NOVIDADES O modelo CB 500X, estilo aventureiro, é o campeão de vendas entre as três opções da antiga trinca que virou dupla. Porém, por sua utilização mista, tanto para o asfalto quanto para a terra, tem características próprias e diferenciadas. O motor de dois cilindros paralelos, com oito válvulas, ganhou novo radiador mais leve, mantendo a mesma base mecânica. Os mapas de injeção de combustível também foram modificados.
Na ciclística, alterações mais significativas. O garfo dianteiro passa a ser invertido da marca Showa, Separate Function Fork (SFF), com tubos de 41mm de diâmetro. De um lado, a mola, e do outro, a função de amortecimento com pré-carga ajustável. Garfo de funções separadas para melhorar a reação do sistema, que tem 150mm de curso. Além disso, o amortecedor traseiro, do tipo mono, com cinco regulagens na pré-carga, está ancorado em nova balança mais leve, com redução da espessura do aço de 2,3mm para 2,0mm. O curso é de 135mm.
FREIOS As alterações foram complementadas com novas rodas em alumínio fundido mais leves.
O modelo CB 500F segue os mesmos padrões mecânicos atualizados da CB 500X. Porém, para utilização exclusiva no asfalto, a distribuição de peso foi alterada, carregando mais a roda da frente. Passou de 46,8% na dianteira para 49,7%, e de 50,3% na traseira para 53,2%.
.