Depois de apresentar o modelo naked Trident 660, que já está confirmado para desembarcar no Brasil, a Triumph também lança a Tiger Sport 660. Uma motocicleta de média cilindrada vestida com meia carenagem e predicados para viagens, que, porém, usa a mesma base mecânica da irmã pelada, Trident 660. A coincidência é proposital, como forma de reduzir custos industriais e ao mesmo tempo ampliar a linha. Desta forma, embora ainda não confirmado, a nova Tiger Sport 660 também deve chegar em nosso mercado para disputar um segmento pouco explorado.
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De um lado, as montadoras tem aumentado a cilindrada dos motores para compensar as exigências ambientais e de emissões, cada vez mais severas, que restringem o desempenho, e obter uma performance semelhante à dos modelos anteriores. De outro lado, a distância entre as motos de baixa e alta cilindrada vai aumentando, abrindo espaço para o “recheio”. Esta é a faixa da nova Turismo Esportiva Tiger 660. O motor tem a marca registrada da Triumph, com a arquitetura de três cilindros em linha, além de eletrônica.
CORAÇÃO O propulsor, com exatos 659cm³, tem o acelerador ride-by-wire, quatro válvulas por cilindro, duplo comando e arrefecimento líquido. Também conta com dois mapas de motor: estrada (road) e chuva (rain), para pisos com pouca aderência.
Para suportar mais peso, malas laterais, central e passageiro, o sub-quadro foi reforçado e ficou ligeiramente mais longo em relação ao do modelo Tridente 660. O quadro central, em tubos de aço, porém, é o mesmo. Outra mudança para maior conforto na função “turismo” foi o aumento da distância entre-eixos com uma balança da suspensão traseira maior 17mm. Com duplo braço, ancora um amortecedor do tipo mono, regulável remotamente na pré-carga, com 150mm de curso.
VIAGEM Para encarar as estradas, o para-brisa pode ser regulado na altura manualmente, apenas com uma das mãos e em movimento. A bagagem pode ser transportada em malas laterais removíveis, com capacidade de volume somado de 57 litros. A mala central tem capacidade de 47 litros e acomoda até dois capacetes do tipo fechado. Também pode ser equipada com quick shift, punhos com aquecimento, tomada do tipo USB sob o banco para recarregar eletrônicos e sensores de pressão dos pneus.
O painel em bloco único tem tela TFT e pode ser conectado ao celular e, por meio de aplicativo próprio (My Triumph), acessar navegação, chamadas, músicas e até a câmera GoPro. A capacidade do tanque foi ampliada de 14 para 17,2 litros em relação à Trident 660. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara na medida 129/70 na dianteira e 180/55 na traseira. A iluminação é em LED, com duplo farol separando a tomada de ar central. O visual é completado com escape de saída baixa e curta.
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