Depois de lançar a terceira geração da Africa Twin com motor que saltou de 1.000cm³ para 1.100cm³ e opção de câmbio com dupla embreagem (DCT), a Honda lança sua versão turismo, batizada de NT 1100, com mesma base mecânica e equipada com semi-carenagem, malas laterais removíveis de série (o top case é opcional), punhos aquecidos, piloto automático, para-brisa regulável, rodas em liga leve e outras diferenças. O que não muda é o painel em tela TFT tátil e colorida de 6,5 polegadas de diâmetro, e o motor de dois cilindros twin.
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A prática de usar a mesma plataforma em vários modelos, para segmentos distintos, é comum, reduzindo custos industriais e de logística. A própria Honda usou o expediente na família CB 500, lançada em 2013, com os modelos CB 500F, CB 500X e CBR 500R (posteriormente substituída pela CBR 650R), com mesmo conjunto mecânico. Desta forma, a nova Sport Turismo NT 1100, apresentada na Europa no último dia 21 de outubro, também estaria plenamente credenciada para desembarcar em nosso mercado, produzida em Manaus, ao lado da Africa Twin 1100.
MUDANÇAS Para se adequar ao novo segmento, exclusivo do asfalto e longe da terra, a NT 1100 pode reduzir a altura, com adoção das rodas menores, com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. Com isso, a altura do banco foi para 820mm. Contribuem, também, as novas suspensões, que não precisam de cursos elevados para rodar no fora de estrada, como na Africa Twin. Na dianteira, garfo Showa invertido com funções separadas e tubos de 43mm de diâmetro. Na traseira, sistema mono.
O para-brisa com defletores laterais pode ser regulado na altura em cinco posições, distribuídas em 164mm. Além disso, também pode ser ajustado na angulação, oferecendo uma sintonia fina na proteção aerodinâmica. Para levar a bagagem nas viagens, as malas laterais, pintadas na cor da moto, comportam volume de 65 litros somados, sendo 33 litros na esquerda e 32litros na direita, onde está o escape de saída baixa. Como opcionais, a mala central, com capacidade para 50 litros, e a bolsa de tanque, de 4,5 litros.