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LENHA NA FOGUEIRA

Nova Yamaha Fluo ABS 125 é scooter repleta de comodidades urbanas

- Foto: Yamaha/Divulgação

O novo Fluo ABS 125 chega para disputar um mercado de scooters aquecido, colocando lenha na fogueira, com itens de segurança e praticidades urbanas, inéditos no segmento. Começando pelo freio com sistema antitravamento ABS na roda dianteira, equipada com disco de 200mm de diâmetro. A roda traseira, tem tambor de 130mm. Um conjunto bem dimensionado para um peso de 98 quilos a seco. Talhado para curtos deslocamentos e para driblar o trânsito das cidades, conta com um motor monocilíndrico, com arrefecimento a ar forçado de 125cm³ de cilindrada que entrega 9,5cv a 8.000rpm e um torque de 1kgfm a 5.500rpm.

As comodidades urbanas explícitas, porém, tornam a pilotagem mais confortável e prática. Como nos scooters, o câmbio é automático, tipo CVT, continuamente variável. Contudo, um bom arranjo nas polias e correia do sistema, deixam o pequeno motor mais alerta, reagindo com mais vigor nas retomadas, ponto fundamental nos deslocamentos das cidades, por exemplo. O motor fica ligado diretamente à roda traseira, fazendo também o papel de balança da suspensão traseira, com amortecedor único de 88mm de curso.
Na dianteira, a suspensão é telescópica convencional com 90mm de curso.

- Foto: Yamaha/Divulgação

As rodas em liga leve possuem aros de apenas 12 polegadas de diâmetro. Porém, são calçadas com pneus mais largos e altos, com medidas de 100/90 na dianteira e 110/90 na traseira. O conjunto de suspensões e pneus, entretanto, compensam em parte a maior vulnerabilidade na buraqueira do dia a dia. Outro item que contribui no conforto dinâmico é o banco. Com medidas generosas, tem 845mm de comprimento e fica a 780mm do chão. Além disso, o assoalho é baixo e plano, facilitando o embarque e desembarque, situação corriqueira nos curtos deslocamentos.

- Foto: Yamaha/Divulgação

Por outro lado, as rodas de diâmetro reduzido conferem extrema agilidade nas mudanças de direção, outro fator relevante no trânsito. As comodidades urbanas também estão presentes no porta-objetos embaixo do banco, com volume de 25 litros que comporta um capacete fechado, por exemplo.
O bocal do tanque de combustível, com capacidade de 4,2 litros e posicionado sob o assoalho, fica na lateral do escudo frontal e permite o abastecimento sem descer do scooter. Ambos, tanque e banco, podem ser destravados através de teclas também no escudo frontal, que tem ainda um gancho para pendurar sacolas e bolsas e uma essencial tomada 12 volts para carregar o celular.

Outra praticidade é a chave inteligente. Basta portar no bolso que a ignição é liberada. Ao se afastar, o efeito é contrário. A chave trava ignição, guidão, banco e tanque. Na hora de estacionar o Fluo ABS 125, conta com o apoio lateral (que acionado impede a ignição) e o descanso central. Contudo, outro sistema "inteligente", ajuda a diminuir a frequência nos postos de abastecimento. A tecnologia do stop&start.
Parado em mais de 1,5 segundo, em um semáforo, por exemplo, o motor desliga e religa automaticamente ao menor toque do acelerador. No trânsito pesado e lento, o sistema percebe e só desliga depois de 5 segundos.



O painel digital tem tela LCD, além de velocímetro, hodômetro e indicador do nível do combustível, também contribui na "economia" com a função ECO. Um indicador que, através de uma escala progressiva, segue monitorando o grau de economia da tocada. O modelo tem formas compactas, mas o visual tem conjunto óptico amplo na dianteira com farol recortado com iluminação em LED. O para-lama dianteiro também é robusto. Já as setas dianteiras ficam posicionadas na carenagem, como as primas maiores N-Max 160 e X-Max 250. O preço sugerido, sem frete, é de R$ 13.390.
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