Vrum

MODELO 2022

Honda X-ADV: X-tudo mais eletrônico com características de scooter e moto

O lado motocicleta traz suspensão invertida na dianteira e corrente na transmissão final - Foto: Honda/Divulgação

 

O modelo Honda X-ADV 750 é uma mistura de scooter e moto fora de estrada. Na linha 2022, ganhou modernizações no visual, na mecânica e na eletrônica, deixando os dois lados da mistura mais eficientes. A porção scooter tem a ergonomia em que o piloto vai sentado e não montado, como nas motos, além de “porta-malas” sob o banco e o câmbio, que funciona como se fosse automático. O lado motocicleta tem suspensão invertida na dianteira, rodas raiadas com aro de 17 polegadas na dianteira e 15 na traseira, além de corrente na transmissão final.


Em comum, para atender os dois mundos, um motor de dois cilindros paralelos, com 745cm³, que ficou mais leve, 1,4kg em relação à versão anterior, e 3,8cv mais potente. Agora são 58,6cv a 6.250rpm. O torque é de 7,03kgfm, porém, o conjunto de fatores, com virabrequim defasado em 270 graus e uma nova relação de marchas, com as três primeiras mais curtas, deixam as retomadas mais vigorosas. As três últimas marchas funcionam ao contrário. Ficaram mais longas, favorecendo a velocidade nas estradas.
À frente do painel, um novo para-brisa mais envolvente - Foto: Honda/Divulgação


CÂMBIO O motor é exatamente o mesmo da motocicleta NC 750X, que também conta com o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT.

Este sistema permite ao piloto conduzir o modelo de forma automática, embora conte com a caixa de marchas. Uma das embreagens engrena as marchas ímpares e a outra, as pares, que vão se alternando conforme a solicitação do motor. Entretanto, também é possível comandar as trocas por meio de “gatilhos” ao alcance dos dedos, no punho esquerdo do guidão, além de selecionar os modos de pilotagem mais apropriados.


As trocas de marchas podem ser feitas por meio de gatilhos no punho esquerdo do guidão - Foto: Honda/Divulgação São quatro mapas fixos de motor, além de um personalizável, que alterna os níveis de controle de tração, potência, freio-motor e freios ABS. O modo Rain, para pisos com pouca aderência, suaviza as entregas. O modo Standard é intermediário, enquanto o Sport libera toda potência com menor interferência do controle de tração. A novidade, porém, é o modo Gravel, para rodar na terra, e o modo User, no qual o piloto combina os parâmetros conforme sua preferência, incluindo a possibilidade de desligar o controle de tração.
O painel em tela TFT é conectável ao celular e aceita comando de voz - Foto: Honda/Divulgação


VISUAL O quadro do modelo X-ADV 750 2022 foi reformulado, economizando um quilo, além de permitir um volume de 22 litros no espaço sob o banco (que ficou mais fino na parte anterior para facilitar o apoio dos pés no chão), possibilitando acomodar um capacete fechado,. O espaço passa a contar com uma tomada USB para conectar eletrônicos.

O conjunto de iluminação foi reformulado, com duplo farol em LED, equipado com Daylight Running Lights (DRL). A alavanca do freio de estacionamento foi para o lado direito do guidão, abrindo espaço para o porta-luvas no escudo frontal.


O porta-objetos sob o banco tem capacidade de 22 litros e comporta um capacete fechado - Foto: Honda/Divulgação O painel tem tela em TFT colorida de cinco polegadas, além de todas as informações de praxe (nível do combustível, velocidade, hodômetro etc) tem conectividade com o celular via Bluetooth e o sistema RoadSync, que permite comandos de voz. À frente do painel, um novo para-brisa mais envolvente. A suspensão dianteira invertida tem tubos de 41mm e 153,5mm de curso. A suspensão traseira tem sistema mono, com 165mm de curso. O freio dianteiro tem duplo disco de 296mm de diâmetro com pinças de quatro pistões. O freio traseiro tem 240mm. Ambos com ABS.

.