Os modelos CB 500R, com carenagem e pegada esportiva, CB 500F, naked, e CB 500X, de utilização mista (terra e asfalto), foram lançados em 2014 compartilhando a mesma base mecânica, com motor de dois cilindros, quadro, rodas, painel e freios. Em 2020 a trinca sofre a baixa da CB 500R (substituída pela CBR 650R de quatro cilindros), enquanto a dupla remanescente é modernizada. Agora, a Honda promove nova atualização, já como versão 2023, da suspensão dianteira, grafismos, freios e iluminação dos modelos CB 500F e CB 500X, que já estavam presentes na linha 2022 europeia.
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Land Rover Defender ganha motorização diesel e já chega a custar R$ 800 milEntenda como será a ofensiva de SUVs da Honda no BrasilFord confirma picape F-150 no mercado brasileiro para 2023A street CB 500F ganhou rodas mais leves, com raios em formato de Y, de 17 polegadas, calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 160/50 na traseira. O banco é em dois níveis, a 789mm do solo, e o farol com novo desenho tem iluminação em LED.
Os dois modelos ganharam nova suspensão dianteira com sistema invertido Showa e tubos de 41mm de diâmetro. Cada bengala tem função separada. Uma exerce o amortecimento hidráulico. A outra tem o mecanismo da mola. A nova suspensão exigiu novo par de mesas de fixação, exclusiva para cada um dos modelos. É que a 500X tem roda dianteira maior, com aro de 19 polegadas de diâmetro, mais apropriado para uso misto, terra e asfalto, calçado com pneu de medida 110/80.
As alterações igualmente mudaram a distribuição de peso entre a roda dianteira e traseira no modelo 500X, que passou de 48% e 52% para 48,7% e 51,3%. O novo farol em LED ganhou mais potência de iluminação. As setas ganharam novo desenho. O banco a 834mm do chão, embora, tenha uma leve ondulação, tem formato único para melhorar a movimentação no fora de estrada. O guidão mais alto, com ângulo de esterçamento de 76 graus, também favorece o manuseio no fora de estrada em posição de pilotagem mais ereta, com duas regulagens de altura no para-brisa.
O painel digital em tela LCD tem formato retangular e sistema blackout para minimizar reflexos. Além disso, tem indicador de marcha engatada e a possibilidade de regulagem na luz shift light, que indica a hora de trocar as marchas em intervalos de 250rpm entre 5000 e 8750 rpm. O sistema de frenagem dianteiro ganhou duplo disco de 296mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310mm anterior.