Publicidade

Estado de Minas

Nas águas da nostalgia

Em sua 12ª edição, encontro de antigomobilismo de Águas de Lindóia (SP) continua se destacando como o maior evento do gênero no país, com colecionadores estrangeiros


postado em 06/05/2007 21:00

Mercury Hot Rod 1949 e a
Mercury Hot Rod 1949 e a "Praça de Guerra" (foto: Boris Feldman/Especial para o EM - 3/5/07)
"Igualzinho ao do meu tio"
"Foi nesse que eu aprendi a dirigir"
"Papai tinha um, mas amarelo"
"Olha lá aquele igual ao carro em que eu namorei pela primeira vez"


Se automóvel já é paixão do brasileiro, o antigo é curtição dupla.

E a festa é ainda maior para os colecionadores, que, além das relíquias, têm ainda a rara oportunidade de encontrar reunidos centenas de comerciantes especializados em antigomobilismo.

No último fim de semana (de 28 de abril a 1º de maio) a pacata Águas de Lindóia, uma estância hidromineral no interior de São Paulo, foi sacudida por mais de 500 automóveis antigos e 300 barracas vendendo componentes, acessórios, literatura, miniaturas, brinquedos, peças decorativas, motos, bicicletas, lambretas e até por antiquários que aproveitaram a oportunidade de participar de um evento que atrai dezenas de milhares de apaixonados pelas coisas do passado vindos de todo o país. E até estrangeiros: este ano o evento recebeu uma comitiva de 32 colecionadores colombianos.
Hupmobile 1913, o mais antigo e Pierce-Arrow 1926
Hupmobile 1913, o mais antigo e Pierce-Arrow 1926

Além das barracas, as mais importantes lojas especializadas em automóveis antigos marcaram presença com quase uma centena de nacionais e importados. Numa variedade de ofertas que iam desde um acessível Gordini para restaurar por R$ 5 mil a um exuberante Cadillac conversível da década de 50 por R$ 360 mil.

O casal Edenise e Nilson Carratu, que organiza a festa, caprichou mais uma vez na programação, que teve até baile a caráter e o tradicional jantar de encerramento com o desfile dos automóveis premiados. Automóveis é maneira de dizer: tinha jipe (ou melhor, uma completa praça de guerra), caminhão, ônibus, carros de competição, motocicleta, anfíbio, minicarro, picape, hot rod, triciclo e outras variações motorizadas sobre rodas.

Eram mais de 500 veículos dispostos sobre a praça principal da cidade, tornando ainda mais requintado o belo projeto paisagístico assinado por Burle Marx.

Veja qual modelo foi o principal premiado no evento no "Veja Também", no canto superior direito desta página.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade