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Estado de Minas

Iso Grifo - Charme europeu e força americana

Com motor Chevrolet de 365 cv de potência, modelo italiano Iso Grifo chama a atenção pelas belas linhas da carroceria e desempenho impressionante, digno de um esportivo


postado em 25/05/2008 14:15

Com faróis duplos e grade discreta, modelo tem frente longa para abrigar o poderoso motor de 5.365 cm³(foto: Fotos: Rodrigo Albert/Veteran Car Club MG/Divulgação)
Com faróis duplos e grade discreta, modelo tem frente longa para abrigar o poderoso motor de 5.365 cm³ (foto: Fotos: Rodrigo Albert/Veteran Car Club MG/Divulgação)
Uma das características do encontro de automóveis antigos de Araxá é reunir exemplares de diferentes marcas, algumas delas pouco conhecidas pelo grande público. É o caso da Iso, marca italiana de automóveis de luxo, fabricados em Varedo, nas proximidades de Milão. Os modelos Iso marcaram presença na história da indústria automobilística por reunirem em um só conjunto a beleza do design italiano e a força da mecânica americana.

Tudo começou em 1939, quando Renzo Rivolta fundou a Isothermos, empresa que fabricava refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado. Depois de interromper as atividades durante a Segunda Guerra Mundial, Renzo retomou os trabalhos em 1948, fazendo motos do tipo Scooter, com motor de dois tempos. Em 1953, com a denominação de Iso Automotoveicoli Spa, a empresa produziu seu primeiro automóvel, a Isetta, um carrinho de dimensões reduzidas com motor de 200 cm³. Esse modelo foi produzido sob licença em diferentes países.
Traseira tem linhas robustas, lanternas pequenas e saída dupla do escapamento. Interior todo revestido em couro vermelho é prova de que, além de desempenho, o carro tem sofisticação
Traseira tem linhas robustas, lanternas pequenas e saída dupla do escapamento. Interior todo revestido em couro vermelho é prova de que, além de desempenho, o carro tem sofisticação

Já na década de 1960, Renzo criou o Iso Rivolta, um esportivo com carroceria desenhada por Giugiaro, que trabalhava para a Bertone, chassi projetado por Bizzarrini, equipado com potente motor V8 do Chevrolet Corvette. Em 1963, a marca italiana apresentou outro modelo, o Iso Grifo, um esportivo de dois lugares, que usava o chassi encurtado do Rivolta. O desenho também foi feito pelo estúdio Bertone e o motor era o Chevrolet 327 small block, que levava o carro de 0 km/h a 100 km/h em cerca de seis segundos.

Foram produzidas pouco mais de 400 unidades do Iso Grifo em uma primeira fase, sendo que esses exemplares receberam motor V8 de 5.356 cm³, com potências de 304 cv ou 365 cv, atingindo velocidades máximas de 230 km/h a 260 km/h. Depois, foram produzidas 90 unidades do Iso Grifo com motor Chevrolet de 6.996 cm³ e 406 cv. Mas em 1973 e 1974 a Iso equipou o modelo com mecânica Ford 351 Cleveland V8.

Apesar do desempenho de um autêntico esportivo, o Iso Grifo não chegou a ser um modelo de sucesso porque a marca não tinha o mesmo prestígio da Ferrari ou Maserati. O impecável Iso Grifo 1965, equipado com motor de 365 cv, apresentado em Araxá, foi comprado em Hershey, Estados Unidos, e totalmente restaurado em Belo Horizonte. De acordo com informações do Veteran Car Club de Minas Gerais, trata-se possivelmente do único exemplar do modelo no Brasil.

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