O paulistano José Luiz Vieira iniciou a carreira de jornalista especializado na área automobilística na Revista de Automóveis, no Rio de Janeiro. Depois, passou por várias revistas especializadas e jornais, além de ter atuado como consultor da Scania e Gurgel Motores. Foi também piloto de testes para várias fábricas nacionais e internacionais. Atualmente, é proprietário da empresa de comunicação JLV Consultoria, diretor de redação da revista Carga & Transporte e editor do site Tech Talk.
A coleção
A história do automóvel é uma série com três volumes sobre o tema mobilidade, com enfoque especial no universo automobilístico. Na obra, José Luiz retorna à pré-história, quando o homem já demonstrava interesse em modificar o meio em que vivia, buscando alternativas para vencer limites e barreiras. Depois passa para a época do desenvolvimento, com a evolução das técnicas e tecnologias, resultando na criação de ferramentas, máquinas e principalmente veículos.
Nos 17 capítulos do primeiro volume da coleção, o autor trata ainda de assuntos como a invenção da roda, os veículos a vapor, os primeiros motores e automóveis, a evolução da indústria automobilística e a história das grandes marcas. Há um capítulo dedicado a Henry Ford, chamado de o inventor da prosperidade.
Fatos curiosos também são citados na coleção, como a invenção em 1877 da bicicleta "de segurança", com duas rodas do mesmo tamanho, rolamentos de esfera e pneus. Relembra também o Motor Car Act, que entrou em vigor na Inglaterra em janeiro de 1904, estabelecendo que todo automóvel tinha que ter placas de registro. Graças à nova lei, a velocidade máxima foi elevada a 32km/h, mas alguns não aprovaram as placas, alegando que elas os numeravam como criminosos.
A história do consul austríaco Emil Jellinek, agente da Daimler na Riviera Francesa, também é retratada na obra. Ele ficou conhecido pelo pseudônimo de Herr Mercédès, nome de sua filha, e encomendou à Daimler veículos mais velozes para participar de competições. Temendo o comprometimento da imagem, a empresa produziu os carros, que não levaram seu nome. Emil, então, batizou-os de Mercedes e ganhou várias corridas. Depois, Mercedes virou marca e acabou se unindo à Benz, que também se destacou nas competições. O primeiro volume da coleção, de 424 páginas, Editora Alaúde, será vendido por R$ 108.