Publicidade

Estado de Minas

Cultura - Requinte mineiro

Livro com fotos de 21 automóveis clássicos de colecionadores de Minas Gerais mostra qualidade do acervo, ressaltado pela beleza do projeto gráfico e qualidade do material


postado em 16/02/2009 11:11

Ferrari 246 GT Dino 1973(foto: DPI Editora/Divulgação)
Ferrari 246 GT Dino 1973 (foto: DPI Editora/Divulgação)
Em Por que ler os clássicos, Italo Calvino faz um passeio pela história da literatura e mostra que todo clássico quando relido é como se fosse uma descoberta, e que toda primeira leitura de um clássico é, na realidade, uma releitura. Trocando em miúdos, são indispensáveis. Calvino fala de livros, mas sua teoria pode ser aplicada aos automóveis e isso retifica a importância de trabalhos como o dos fotógrafos Paulo Correia, Jomar Bragança e Marcelo Rosa, que produziram o livro Automóveis clássicos em Minas Gerais (DPI Editora), que mostra 21 veículos clássicos de colecionadores do Veteran Car Club espalhados em 208 páginas, onde Ferrari, Mercedes, Aston Martin, Jaguar, Cadillac, entre outros, exibem toda a classe de seus modelos mais famosos.

A razão para a beleza do livro, segundo o fotógrafo Paulo Correia, é a qualidade do acervo de carros antigos dos membros do Veteran. Belo Horizonte tem um dos melhores acervos, a qualidade dos carros é excepcional, afirma. Além da beleza dos modelos, Paulo ressalta que os três profissionais tinham experiência em fotografar automóveis, caminhões e a até tratores, além de um estúdio adequado. Jomar Bragança, outro fotógrafo, ressalta que a curadoria foi feita pelo Veteran e o processo de fotografia durou quase um ano.

Clique aqui e veja mais fotos!

Durante o processo de produção, alguns deram muito trabalho, como o Cadillac 1929 que ilustra a capa do livro. Paulo conta que como o carro é bastante antigo e o proprietário do veículo mora em local com ladeiras íngremes e cheias de curvas, o motorista do reboque teve que mostrar muita perícia. Porém, a maioria dos proprietários foi dirigindo os modelos até estúdio e, destaca Paulo, grande parte deles usa os antigos nos fins de semana.

Serviço

O lançamento é em 7 de março, no condomínio Alphaville, quando será realizado o encontro dos associados do Veteran. O preço é de cerca de R$ 150.

Os modelos

  Caminhão Fiat
  Hanomag 2/10PS
  Cadillac Town Car Fleetwood
  Ford A Roadster
  Packard 120 Convertible Coupé
  Cadillac 62 Coupé
  Mercury Monterey Convertible
  MG lm Super Wasp Hollywood
  Mercedes Benz 300 SL Coupé Gullwing
  Ford Thunderbird
  Mercedes Benz 220 S Cabriolet Ponton
  Convertte Sting Ray Convertible
  Brasinca 4200 GT
  GT Malzoni
  Lamborghini 400 GT
  Aston Martin DB6 Vantage
  Fiat 124 Sport Spider
  Jaguar E Type Coupé 2 2
  Ferrari 365 GTB/4 Daytona
  Ferrari 246 GT Dino

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade