Exposição - Velocidade à antiga

Carros que marcaram época e fizeram história nas corridas brasileiras puderam ser apreciados durante o primeiro Fórum de Automobilismo realizado em São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2009 20:34 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Bino Mark I (E), com motor Renault, foi o sucessor da Berlinetta 22 - FEI/Divulgação Bino Mark I (E), com motor Renault, foi o sucessor da Berlinetta 22
Na última semana, foi realizado no Ginásio de Esportes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Paulo, o 1º Fórum de Automobilismo. O evento, aberto ao público, mostrou alguns veículos de corrida que marcaram época. A exposição, que apresentou veículos como o Carcará, o Berlinetta nº 22 e o Maverick Berta, contou com a participação de pilotos clássicos que fizeram nome no volante dessas potentes máquinas.

No primeiro dia do evento, houve palestra sobre a história do automobilismo ministrada pelo ex-piloto Bird Clemente. A palestra foi seguida de um debate entre os comentaristas Flávio Gomes, da ESPN, e Lito Cavalcanti, da Rede Globo, e mediada pelo professor do curso de engenharia mecânica automobilística da FEI, Ricardo Bock. Por se tratar de um fórum destinado aos estudantes de engenharia mecânica da fundação, o bate-bapo foi aberto à plateia, que pôde participar com opiniões e perguntas aos convidados.

O 1º Fórum de Automobilismo da FEI mostrou aos seus visitantes como era o funcionamento dos velozes carros de corrida, explicando a tecnologia usada na época para provar por que esses carros entraram para a história. Além do aparato técnico, foi apresentado um pouquinho da história dos ex-pilotos, que dividiram atenções com alguns engenheiros da indústria automobilística, alunos e demais presentes.

Por falar em máquinas potentes e pilotos braço firme, conheça um pouco dos carros clássicos presentes na exposição:

BERLINETTA Nº 22
Pilotado por Bird Clemente, Emerson Fittipaldi, Wilsinho, entre outros, esse carro esporte foi o primeiro da série, construído no Brasil. Equipado com um motor de 983cm³ de cilindrada, venceu a primeira corrida internacional, realizada no Uruguai.
Carretera DKW 10 voou baixo nas mãos do piloto Bird Clemente - Carretera DKW 10 voou baixo nas mãos do piloto Bird Clemente

BINO MARK I
O carro mostrou por que foi o sucessor do Berlinetta nº 22 após desenvolver 130 cavalos (quase o dobro do seu antecessor). Criado em 1968, essa relíquia traz, sob o capô, um motor Renault de 1.300 cm³ e de quatro cilindros.

BINO MARK II
Grande vencedor nas pistas brasileiras, o protótipo esportivo construído pelo Departamento de Competição da Willys/Ford, consagrou o piloto Luizinho Pereira Bueno.

CARCARÁ
O modelo de 1966, com 104cv, atingiu os incríveis 214 km/h na estrada Rio-Santos, batendo recorde de velocidade. Construído pelo Departamento de Competição da Vemag, a réplica da fera pertence ao Museu de Carros de Corrida Antigos de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

CARRETERA
Construída e pilotada por Camilo Christófaro, em 1957, essa máquina é equipada com motor V8 307 Chevrolet (o mesmo do Corvette) e suspensão traseira da Ferrari Testarrossa. Foi o grande sucesso das Mil Milhas Brasileiras.

CARRETERA DKW Nº10
Descendo a reta do Autódromo de Interlagos a 200km/h, esse bólido, criado em 1961, foi considerado o melhor carro de corrida da época. No seu comando, pilotos como Bird Clemente e Mario César de Camargo Filho, o Marinho, ajudaram o carro a ser o vencedor das Mil Milhas, em 1961.

COPERSUCAR FD01
Criado por Wilsinho Fittipaldi, o Copersucar FD01 foi o primeiro carro de Fórmula 1 construído no Brasil. Debaixo do seu capô, motor DFV 8 cilindros em V e transmissão Hewland FG-400 (5 marchas). Mais tarde, esse bólido de corrida foi restaurado pela Dana.

MAVERICK BERTA
Concorrente direto do Opala, o Maverick Berta foi fabricado em 1974 e, com ele, um motor V8 de 302 polegadas cúbicas, o equivalente a 4.9cm³, podendo atingir até 230 km/h. O carro da Ford apareceu em competições e fez sucesso no Brasil, na década de 1970.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação