UAI

Trikke - Patinete moderninha

Triciclo feito na China foi idealizado por brasileiros e pode ser usado como meio de transporte e aparelho de ginástica. Movimentos do corpo impulsionam o veículo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Com o triciclo da Trikke a pessoa movimenta vários músculos do corpo, como se estivesse na academia

As dificuldades para se equilibrarem sobre skate e patins levaram o engenheiro mecânico Osório Trentini e os físicos José Gildo Beleski Júnior e Luciano Araújo a criar um novo tipo de brinquedo, que é um meio de transporte movido por transmissão física. Assim surgiu a Trikke, empresa que tem a engenharia sediada em Curitiba, o comercial na Califórnia (EUA) e a fábrica na China. O produto principal é um triciclo feito em alumínio e que lembra a antiga patinete. Para movimentá-lo, basta mexer o corpo e dessa forma é possível até subir pequenas rampas.

De acordo com Osório Trentini, o Trikke começou a ser idealizado há 18 anos, em Curitiba. Ele e os dois amigos queriam criar alguma coisa que fosse diferente de skate e patins. “Inicialmente, pensamos em algo que pudesse escorregar na grama”, lembra o engenheiro. Depois de alguns estudos, em 1988 os três projetaram e produziram o primeiro triciclo, feito em aço, com pneus de carrinho de mão e batizado de Skatenete.

O projeto chamou a atenção do governo do Paraná, que encomendou 50 unidades, todas ainda feitas de forma artesanal. Depois, eles firmaram uma parceria com a Lacta, que, em 1989, encomendou 400 unidades do Skatenete para distribuir como brinde promocional. Quando novos pedidos começaram a surgir, veio o governo Collor e a empresa passou por dificuldades financeiras e, em 1992, teve que interromper a produção do triciclo.

Mas José Gildo continuou aperfeiçoando o veículo e ao mesmo tempo aprendendo qual era a melhor maneira de usar o triciclo. Em 2000, ele e Luciano foram aos Estados Unidos e lá conheceram John Simpson, distribuidor de patinetes, que gostou do produto criado pelos brasileiros e resolveu propor sociedade, investindo no projeto. Depois disso, a pequena empresa de Curitiba se transformou na Trikke, que mantém o departamento comercial na Califórnia e a fábrica na China, onde tem parceria com produtor de garfo e suspensão de bicicletas.

Versão mais sofisticada tem freio a disco nas rodas traseiras


Atualmente, a empresa produz 60 mil unidades/ano, vendidas em todo o mundo. No Brasil, a Trikker tem lojas franqueadas em Curitiba, Salvador e Porto Alegre, mas, segundo Osório, pretende oferecer o produto em Brasília, Maceió, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Belo Horizonte está em estudos.

Conceito

Osório apresenta o Trikke como um veículo cambável de três pontos. Um triciclo que se inclina lateralmente para compensar a força centrífuga e proporcionar mais equilíbrio nas curvas. Pode trafegar em diferentes tipos de terreno e as três rodas sempre estão em contato com o solo, garantindo total estabilidade. Com os pés apoiados em plataformas junto às rodas traseiras, basta movimentar o corpo para o Trikke ganhar velocidade. É o mesmo princípio físico dos patins roller.

Feito em alumínio aeronáutico, o Trikker usa rodas feitas com o mesmo material, com pneus de alta pressão. Osório define o produto como um projeto simples de engenharia complexa. No modelo T12, indicado para pessoas de 10 a 80 anos, o sistema de freios é a disco. Nos demais modelos, o sistema de freio é por apalpamento nos pneus traseiros. Osório afirma que o Trikke é uma máquina de fazer ginástica, na qual o usuário executa os movimentos que faria em uma esteira ou bicicleta ergométrica, além de trabalhar abdome, braços e pernas sem forçar os joelhos.

O engenheiro revela que a empresa estuda a possibilidade de produzir o Trikke no Brasil, mas a alta carga tributária é vista como um problema. “Na China, a carga tributária é zero e a taxa de importação também”, justifica. Além do triciclo, a Trikke produz o Skki, para trafegar na neve. A empresa, líder mundial no segmento, está desenvolvendo o Trikke elétrico, que deverá chegar ao mercado em breve. Os preços dos triciclos variam de R$ 1.600 a R$ 2.050 e a compra pode ser feita no site www.trikke.com ou pelo telefone (041) 3352-5822.