UAI

Briga no quintal da GM

Sedãs médios da Chevrolet disputam a preferência dos consumidores

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Prisma tem bom desempenho e acabamento simples

Antes do Prisma ser lançado, muito se discutia sobre o futuro do Corsa Sedan e do Classic após a chegada do novo carro. Agora, passados os primeiros cincos meses de convivência, como está a situação dos três no mercado nacional? O sedã derivado do Celta continua com uma procura muito alta nas revendas Chevrolet. O Classic é outro modelo muito vendido. Nesta briga dentro de casa, o Corsa Sedan parece ter levado a pior. Porém, ele tem boas qualidades para melhorar sua situação.

Em determinadas versões, os três sedãs compactos possuem preços próximos. Por causa disso, resolvemos compará-los para ver qual deles oferece mais ao consumidor. Um é o mais barato; o outro tem bom conjunto; e o último tem ótimo desempenho. Leia nossa análise, tire suas próprias conclusões e escolha o que mais lhe agrada!

Prisma x Classic
Por R$ 25.115, você leva o Classic para casa. Acrescente R$ 3.920 e leve o ar-condicionado, elevando o valor final para R$ 29.035. Se a relação custo/benefício é o seu grande atrativo, a combinação "carroceria sedã/motor 1.0" não é tão interessante assim. Isto porque se o carro estiver carregado (920 kg de peso mais bagagem e quatro ocupantes), os 72 cv de potência do motor (com álcool) não serão suficientes para uma ultrapassagem segura na estrada, por exemplo. Já o Prisma, com o propulsor 1.4 Econo.flex e 15 kg a menos de peso, tem desempenho superior. Ele é cerca de 3,1 segundos mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h. Mas o sedã derivado do Celta custa mais caro, a partir de R$ 30.491 na versão Joy, sem ar-condicionado (R$ 34.253 com o equipamento). Incluindo a direção hidráulica, o valor do Classic sobe R$ 31.045 (Spirit) e o Prisma passa a custar R$ 36.540 (Maxx).

Externamente, o Prisma tem o visual bem mais moderno e atraente em relação ao "cansado" Classic. Na parte interna os dois se equivalem em acabamento (simples) e espaço para os ocupantes. No quesito porta-malas, o Prisma leva a melhor: 439 litros, contra 390 l.

Prisma x Corsa Sedan
O duelo entre Prisma e Corsa Sedan é mais diversificado e disputado devido à variedade de versões. Optamos por comparar a configuração Maxx, intermediária para o Corsa e a mais requintada para o irmão "mais longo" do Celta.

Corsa Sedan é o mais potente e bem acabado da casa. Já o Classic agrada pela boa relação custo/benefício


Ao entrar nos carros fica visível a superioridade do acabamento do Corsa Sedan. Você pode até ficar com a impressão de estar em um modelo de categoria superior devido à qualidade do material e dos bons arremates. O espaço interno também é melhor, acomodando quatro adultos com conforto. Já o Prisma é praticamente o Celta na parte interna, tanto em espaço, quanto na qualidade das portas, bancos e painel - ou seja, muito simples e com excesso de plástico.

Na hora de dirigir, mais uma vez o Corsa se destaca. Encontrar uma boa posição é muito mais fácil devido ao ajuste de altura do banco (apenas na versão 1.8), que também acomoda melhor o corpo. Já o Prisma tem o volante ligeiramente deslocado para a esquerda, cansando o motorista mais rapidamente. Outro ponto negativo do modelo é a falta do ajuste de altura dos encostos de cabeça, uma pertinente falha de segurança. No porta-malas, o sedã mais jovem leva uma ligeira vantagem: 439 litros, contra 432 l.

Com os sedãs rodando, os 114 cv de potência do motor 1.8 falaram mais alto, permitindo ao Corsa a maior desenvoltura na cidade e na estrada. Porém, o propulsor 1.4 Econo.Flex não fez feio. Muito pelo contrário. O Prisma anda muito bem, especialmente com álcool (97 cv), além de ter melhor média de consumo com qualquer combustível. Mesmo com 79 cv com álcool, o Corsa Sedan 1.0 sofre com a falta de fôlego, ainda mais quando está carregado e com o ar-condicionado (opcional) ligado.

Mesmo com a superioridade do Corsa Sedan 1.8, o Prisma tem uma grande vantagem ao seu favor: o preço. Nenhum dos três modelos têm o ar-condicionado como item de série nas versões Maxx. Já a direção hidráulica só é opcional no Corsa Sedan 1.0. Com os dois equipamentos, o Prisma custa R$ 36.540, o Corsa 1.0 tem preço sugerido de R$ 38.553 e o sedã 1.8 vale R$ 43.970.

O peso do bolso
Entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007, de acordo com a Chevrolet, o Classic foi o sedã compacto mais vendido da marca, com 25.577 unidades (fora os últimos 376 carros vendidos, no mesmo período, com motor 1.6, que não está mais disponível). O segundo foi o Prisma, com 15.663 veículos comercializados. O Corsa ficou em último, com 5.346 unidades, sendo 3.063 1.0 e 2.283 1.8.

De acordo com a consultora de vendas da concessionária Chevrolet LíderBH, Márcia Azi, o Prisma só não vendeu mais porque sua disponibilidade nas revendas ficou prejudicada pela falta de carros em estoque na fábrica. Segundo a assessoria de imprensa da General Motors, as férias coletivas de janeiro foram responsáveis pela queda nas vendas dos modelos naquele mês (ver quadro abaixo). De qualquer forma, a GM não pretende tirar nenhuma das versões e motorizações de seus sedãs compactos do mercado. Pelo menos por enquanto.

UNIDADES VENDIDAS

Modelo Nov Dez Jan Fev Total
Classic 1.0 6.289 8.668 6.750 5.870 25.577
Prisma 3.993 4.736 2.902 4.032 15.663
Corsa Sedan 1.0 1.071 1.103 426 463 3.063
Corsa Sedan 1.8 786 687 411 399 2.283
Fonte: Fabricante

PREÇOS*

Modelo Preço básico (R$) Preço Ar (R$) Preço Ar+DH (R$)
Classic Joy 25.115 29.035 -
Classic Spirit 25.727 - 31.045
Classic Super - - 33.115
Prisma Joy 30.491 34.253 -
Prisma Maxx 32.778 - 36.540
Corsa S. 1.0 Joy 32.129 35.230 -
Corsa S. 1.0 Maxx 35.098 36.741 38.553
Corsa S. 1.0 Premium - - 41.210
Corsa S. 1.8 Joy 36.632 40.515 -
Corsa S. 1.8 Maxx 40.087 - 43.970
Corsa S. 1.8 Premium - - 48.535

(*): Pesquisa de preços feita no site da Chevrolet no dia 22/3/07.
Ar = Ar-condicionado
DH = Direção hidráulica
- = Modelo já possui o item ou versão não tem o equipamento disponível