Antes do Prisma ser lançado, muito se discutia sobre o futuro do Corsa Sedan e do Classic após a chegada do novo carro. Agora, passados os primeiros cincos meses de convivência, como está a situação dos três no mercado nacional? O sedã derivado do Celta continua com uma procura muito alta nas revendas Chevrolet. O Classic é outro modelo muito vendido. Nesta briga dentro de casa, o Corsa Sedan parece ter levado a pior. Porém, ele tem boas qualidades para melhorar sua situação.
Em determinadas versões, os três sedãs compactos possuem preços próximos. Por causa disso, resolvemos compará-los para ver qual deles oferece mais ao consumidor. Um é o mais barato; o outro tem bom conjunto; e o último tem ótimo desempenho. Leia nossa análise, tire suas próprias conclusões e escolha o que mais lhe agrada!
Prisma x Classic
Por R$ 25.115, você leva o Classic para casa. Acrescente R$ 3.920 e leve o ar-condicionado, elevando o valor final para R$ 29.035. Se a relação custo/benefício é o seu grande atrativo, a combinação "carroceria sedã/motor 1.0" não é tão interessante assim. Isto porque se o carro estiver carregado (920 kg de peso mais bagagem e quatro ocupantes), os 72 cv de potência do motor (com álcool) não serão suficientes para uma ultrapassagem segura na estrada, por exemplo. Já o Prisma, com o propulsor 1.4 Econo.flex e 15 kg a menos de peso, tem desempenho superior. Ele é cerca de 3,1 segundos mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h. Mas o sedã derivado do Celta custa mais caro, a partir de R$ 30.491 na versão Joy, sem ar-condicionado (R$ 34.253 com o equipamento). Incluindo a direção hidráulica, o valor do Classic sobe R$ 31.045 (Spirit) e o Prisma passa a custar R$ 36.540 (Maxx).
Externamente, o Prisma tem o visual bem mais moderno e atraente em relação ao "cansado" Classic. Na parte interna os dois se equivalem em acabamento (simples) e espaço para os ocupantes. No quesito porta-malas, o Prisma leva a melhor: 439 litros, contra 390 l.
Prisma x Corsa Sedan
O duelo entre Prisma e Corsa Sedan é mais diversificado e disputado devido à variedade de versões. Optamos por comparar a configuração Maxx, intermediária para o Corsa e a mais requintada para o irmão "mais longo" do Celta.
Ao entrar nos carros fica visível a superioridade do acabamento do Corsa Sedan. Você pode até ficar com a impressão de estar em um modelo de categoria superior devido à qualidade do material e dos bons arremates. O espaço interno também é melhor, acomodando quatro adultos com conforto. Já o Prisma é praticamente o Celta na parte interna, tanto em espaço, quanto na qualidade das portas, bancos e painel - ou seja, muito simples e com excesso de plástico.
Na hora de dirigir, mais uma vez o Corsa se destaca. Encontrar uma boa posição é muito mais fácil devido ao ajuste de altura do banco (apenas na versão 1.8), que também acomoda melhor o corpo. Já o Prisma tem o volante ligeiramente deslocado para a esquerda, cansando o motorista mais rapidamente. Outro ponto negativo do modelo é a falta do ajuste de altura dos encostos de cabeça, uma pertinente falha de segurança. No porta-malas, o sedã mais jovem leva uma ligeira vantagem: 439 litros, contra 432 l.
Com os sedãs rodando, os 114 cv de potência do motor 1.8 falaram mais alto, permitindo ao Corsa a maior desenvoltura na cidade e na estrada. Porém, o propulsor 1.4 Econo.Flex não fez feio. Muito pelo contrário. O Prisma anda muito bem, especialmente com álcool (97 cv), além de ter melhor média de consumo com qualquer combustível. Mesmo com 79 cv com álcool, o Corsa Sedan 1.0 sofre com a falta de fôlego, ainda mais quando está carregado e com o ar-condicionado (opcional) ligado.
Mesmo com a superioridade do Corsa Sedan 1.8, o Prisma tem uma grande vantagem ao seu favor: o preço. Nenhum dos três modelos têm o ar-condicionado como item de série nas versões Maxx. Já a direção hidráulica só é opcional no Corsa Sedan 1.0. Com os dois equipamentos, o Prisma custa R$ 36.540, o Corsa 1.0 tem preço sugerido de R$ 38.553 e o sedã 1.8 vale R$ 43.970.
O peso do bolso
Entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007, de acordo com a Chevrolet, o Classic foi o sedã compacto mais vendido da marca, com 25.577 unidades (fora os últimos 376 carros vendidos, no mesmo período, com motor 1.6, que não está mais disponível). O segundo foi o Prisma, com 15.663 veículos comercializados. O Corsa ficou em último, com 5.346 unidades, sendo 3.063 1.0 e 2.283 1.8.
De acordo com a consultora de vendas da concessionária Chevrolet LíderBH, Márcia Azi, o Prisma só não vendeu mais porque sua disponibilidade nas revendas ficou prejudicada pela falta de carros em estoque na fábrica. Segundo a assessoria de imprensa da General Motors, as férias coletivas de janeiro foram responsáveis pela queda nas vendas dos modelos naquele mês (ver quadro abaixo). De qualquer forma, a GM não pretende tirar nenhuma das versões e motorizações de seus sedãs compactos do mercado. Pelo menos por enquanto.
UNIDADES VENDIDAS
Modelo | Nov | Dez | Jan | Fev | Total |
Classic 1.0 | 6.289 | 8.668 | 6.750 | 5.870 | 25.577 |
Prisma | 3.993 | 4.736 | 2.902 | 4.032 | 15.663 |
Corsa Sedan 1.0 | 1.071 | 1.103 | 426 | 463 | 3.063 |
Corsa Sedan 1.8 | 786 | 687 | 411 | 399 | 2.283 |
PREÇOS*
Modelo | Preço básico (R$) | Preço Ar (R$) | Preço Ar+DH (R$) |
Classic Joy | 25.115 | 29.035 | - |
Classic Spirit | 25.727 | - | 31.045 |
Classic Super | - | - | 33.115 |
Prisma Joy | 30.491 | 34.253 | - |
Prisma Maxx | 32.778 | - | 36.540 |
Corsa S. 1.0 Joy | 32.129 | 35.230 | - |
Corsa S. 1.0 Maxx | 35.098 | 36.741 | 38.553 |
Corsa S. 1.0 Premium | - | - | 41.210 |
Corsa S. 1.8 Joy | 36.632 | 40.515 | - |
Corsa S. 1.8 Maxx | 40.087 | - | 43.970 |
Corsa S. 1.8 Premium | - | - | 48.535 |
(*): Pesquisa de preços feita no site da Chevrolet no dia 22/3/07.
Ar = Ar-condicionado
DH = Direção hidráulica
- = Modelo já possui o item ou versão não tem o equipamento disponível