UAI

Usados - Certificado de procedência

Sites de conteúdo exclusivo para assinantes possibilitam verificar histórico do carro antes da compra. Por enquanto, opção ainda é restrita a pessoa jurídica

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A procedência do veículo, atualmente, é tão importante quanto o próprio carro. São muitos os problemas causados por uma compra descuidada: veículo furtado ou roubado, clonado ou sinistrado, motor trocado, multas e pendências judiciais. Para garantir a procedência do carro e também evitar prejuízos, lojistas têm recorrido à assinatura de sites com conteúdo reservado, que permite a checagem do histórico do veículo antes de adquiri-lo. Pela internet, é possível ter acesso a dados como numeração de motor e câmbio do carro, passagem do veículo por leilão, se houve recall e até informações sobre o proprietário, com consultas à Serasa, responsável por cadastros de inadimplentes.

?É importante, pois dá segurança. consultamos todos os carros que entram?, afirma o gerente comercial da SRM Veículos, Paulo Amarildo Farias. ?Hoje, a procedência é mais importante do que a parte mecânica, pois um defeito você arruma; problema de procedência não tem jeito?, acrescenta.

Serviço

O site checktudo.com foi pioneiro no Brasil e vende o serviço desde 1993. Nas principais capitais brasileiras, exceção das do Norte, existem escritórios responsáveis pela franquia da empresa. Os principais clientes são agências de veículos, concessionárias, depósitos de ferro-velho, despachantes e retíficas. As empresas pagam uma assinatura mensal mais uma determinada quantia por acesso, cujo valor depende do tipo de consulta.

O gerente da Checktudo em Minas, Marcelo Araújo Rogério, explica os principais tipos de consulta. A mais completa é a Veículo total, em que é possível ter acesso à base de índice nacional (BIN) e estadual , disponível no Detran, que fornece todos os dados: multas, débitos de taxas, gravames, alienações, restrições judiciárias, ocorrência de furto/roubo, número de motor, câmbio e carroceria, além de informações sobre os proprietários atual e anteriores. ?Por exemplo, o carro pode estar sendo adquirido de uma empresa em falência e pode vir a ser usado como garantia. Consultando o site, você fica sabendo?, explica Rogério.

Câmbio

Para o gerente, uma das consultas mais importantes é a de agregados, com checagem de número do motor, câmbio, carroceria, eixo traseiro, placa e chassi. ?Acho que, depois da conferência da numeração de motor, que está sendo muito exigida pelo Detran, a bola da vez serão esses agregados. É a única forma de coibir a indústria do roubo?, observa. Também de grande importância é a passagem por leilão. Rogério explica que nem sempre é possível o acesso a uma constatação de sinistro com indenização integral (perda total). ?Quem libera esses dados é a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). Não sou eu?, diz. Mas a verificação de passagem por leilão pode ser um indício. ?Nem todo carro que passa pelo pátio foi perda total. Pode ter sido leiloado por falta de pagamento ou furto, mas pelo menos o cliente fica sabendo?, explica.

Com relação à obtenção das informações, ele desmistifica, explicando que a empresa tem pessoas especializadas que percorrem as casas de leilão do país, colhendo dados. ?Muitos bancos de dados são comercializados. Se você trabalha em uma loja, tem que ter acesso à Serasa, para conferir se está tudo certo com o cliente. As informações são confidenciais para as lojas, mas é preciso tê-las?, acrescenta.

Física

A lacuna, porém, é a falta de acesso do consumidor comum a esse tipo de banco de dados. Rogério explica que não vale a pena a pessoa física pagar uma assinatura mensal de um produto que vai consultar apenas uma vez. ?Esse realmente é um grande problema, mas o governo é que deveria resolver, liberando essas informações, por exemplo, no site do Detran?, diz.