Além de carros, Tintim anda de moto, barco, avião, submarino e até foguete: selos também comemoram centenário - Foto: AFP - 14/7/05Na Bélgica, comemora-se este ano o centenário de nascimento de Georges Remi, mais conhecido como Hergé, criador do personagem Tintim - que no original se escreve Tintin e se pronuncia Tantan. Repórter de um jornal fictício, Tintim tornou-se um herói belga ao longo dos últimos 78 anos em aventuras nos mais longínquos rincões do mundo e até na Lua. Além do cão Milú, do capitão Haddock e do professor Girassol, Tintim teve como parceiro em suas jornadas diversos automóveis, fruto do conhecimento de Hergé do universo automotivo. Na 34ª edição do Salão do Automóvel de Barcelona, que será aberto ao público no sábado e vai até o dia 17, o destaque fica por conta de uma ala reservada a 15 carros e uma motocicleta idênticos aos que o repórter belga dos quadrinhos utilizou na confecção nas seus hsitórias.
A exposição será a única atividade oficial organizada na Espanha dentro do centenário de Hergé e conta com veículos fabricados entre 1924 e a década de 1960. Os destaques são um Amilcar CGSS de 1926, que aparece na primeira história de Tintim, quando ele vai para União Soviética, porém esse álbum nunca foi publicado no Brasil. Outros veículos expostos em Barcelona são o Ford V8, usado em Ídolo Roubado (1937), e um Jeep 1943, de País do ouro negro (1950). Já o episódio O caso girsassol (1956) terá três veículos no salão: a réplica do Citroën 2CV, que conduziu os irmãos Hernández e Fernández, um Simca Aronde 1954 e um Lancia Aurelia B20 1952.
Elegância
Outro veículo é o BMW 502 de 1954 de Perdidos no mar (1958). O episódio, aliás, é um dos recordistas de aparições de automóveis.
Na trama em que Tintim desmantela uma rede de tráfico de escravos, as páginas são uma legítima mostra de elegância: Jaguar MK1, 1956; Panhard Dyna, 1957; Borgward Isabella, 1955; Renault Dauphine, 1964; Simca Versailles, 1955; Hanomag Fourgonnette, 1950; Fiat Nuova 1100, 1952; Alfa Romeo Giulietta berline, 1955; Cadillac Eldorado Brougham, 1957; Citroën DS 19, 1957; Isetta Velam, 1957; Mercedes 190 SL, 1958 e muitos outros.
Hergé, que morreu em 1983, usou 79 modelos de veículos em suas histórias, a maioria reproduz fielmente os originais. Grande parte dos automóveis expostos em Barcelona pertence ao empresário e colecionador Lucien Beckers e teve curadoria de fundação ligada à obra de Hergé. Além dos carros de Tintim, o Salão de Barcelona terá exposição com 20 modelos que contam a história da Rolls-Royce, com as primeiras criações do Silver Ghost e Silver Spur. A mostra catalã deste ano se restringe a novidades de interesse local, com versões e pequenas variações.
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