UAI

DeLorean - O sonho não morreu

DMC-12, modelo que fez fama na trilogia "De volta para o futuro", voltará a ser montado em 2008 e terá opção de motor com compressor para a potência chegar a 200 cv

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Carroceria revestida em aço inoxidável não exige pintura

Quando a produção foi encerrada, em dezembro de 1982, o DeLorean DMC-12 era um projeto que na mente visionária do criador John Zachary DeLorean duraria 25 anos. A previsão feita na época se tornará possível. O empresário texano que comprou o passivo da montadora, que inclui peças, centenas de motores, equipamentos de produção do carro e todos os direitos, promete ressuscitar o modelo no ano que vem. Os planos são modestos: 12 carros em 2008, o dobro em 2009 e nos dois anos seguintes manter o ritmo. A DeLoreanMotor se dedicada à manutenção dos 6,5 mil veículos que circulam - o que restou dos 9 mil produzidos. Mas a procura por novos modelos é grande e o esportivo, que se tornou mundialmente famoso por ser a máquina do tempo na trilogia De volta para o futuro (1985, 1989, 1990), terá novamente o cheiro de novo.

Excêntrico
Astro de ficção científica, o DeLorean nasceu sob o signo da excentricidade do gênio de seu criador, John, engenheiro mecânico e natural de Detroit, Michigan, que fez carreira na Pontiac e chegou a gerente geral da Chevrolet até ser vice-presidente da divisão de automóveis e caminhões da General Motors. Perto do topo, ele decidiu montar o próprio carro e construiu a fábrica em Dunmurry, na Irlanda do Norte.

Portas asa de gaivota são mais seguras


Parceria
O design ficou a cargo de Giorgetto Giugiaro, da Italdesign, e o motor é um V6 fabricado em parceria pela Peugeot, Renault e Volvo de 2.8 litros e 132 cv de potência. Conhecidos como PRV, os motores foram fabricados em Dourvin, na França, de 1974 até 1998, e equiparam uma série de veículos, entre eles, Renault 30, Volvo 264, Dodge Monaco e Citröen XM. Na Europa, o propulsor rendia até 170 cv de potência, mas no DeLorean perdeu força para respeitar as normas de emissão dos EUA.

Mesma cor
As portas do carro abrem no melhor estilo asas de gaivota, que também facilitam a saída, em caso de acidente. A carroceria é de aço inoxidável, o que tornou todos os veículos da mesma cor, permitindo, no máximo, um tom mais amarelado. Porém, o aço não necessita de cera e em caso de um arranhão uma escova de palha de aço especial resolve o problema.

Compressor
A produção que se inicia no segundo trimestre do ano que vem terá um acréscimo. No estoque da fábrica falida existem compressores mecânicos, que não chegaram a equipar os modelos. Com o equipamento, a potência pode chegar até 200cv. Os montadores atuais também acrescentam faróis de xenônio e suspensão esportiva. Quem se interessar pode encomendar no site delorean.com. O preço: US$ 57,5 mil sem o compressor e US$ 63,25 mil com o compressor. Para importar, o preço praticamente dobra, além da fila de espera.