UAI

Volks anuncia recall de 293 mil Fox a partir desta terça

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Mecanismo antigo será trocado por um novo mais seguro

(FolhaNews)

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta segunda-feira que terá início amanhã (03/06) o maior recall de sua história no país. O procedimento vai alterar o mecanismo de rebatimento do banco traseiro após denúncias de que o manuseio teria machucado e até mutilado dedos de usuários.

A troca do mecanismo será feita nos veículos que possuem banco traseiro com encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal), totalizando 293.199 unidades (incluindo Fox, SpaceFox e CrossFox).

A companhia informou, no entanto, que vai convocar todos os donos de modelos Fox produzidos no Brasil, um total de 511.116 unidades, incluindo aqueles cujo carro possui banco fixo ou bi-partido (modelos que não participam do recall).

Segundo a montadora, esses clientes (que não têm banco corrediço) serão chamados apenas "para tranqüilizá-los", já que não haverá mudança em seus veículos.

A Volks informou que os países da América Latina e África para onde os modelos são exportados serão comunicados do recall. No total, 119.392 unidades com o banco especificado circulam nesses mercados. A empresa informou caberá a cada país definir a ação a ser tomada de acordo com sua legislação.

Banco traseiro tem adesivos de advertência no encosto e debaixo do assento


Além da mudança no banco, a empresa informou que vai fixar novas etiquetas de orientação e de alerta e fornecer complementos informativos manual do proprietário, e folheto ilustrativo da operação.

A mudança foi atestada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

A empresa informou que enviará cartas a todos os clientes que têm Fox, sugerindo que marquem data e horário para comparecer ao concessionário. Também vai manter uma linha direta para esclarecimentos (0800 019 8866) e um site com informações detalhadas.

Acompanhe todo "Caso Fox" no Veja Também, no canto superior direito desta página.