UAI

Fiat Strada - Strada cabine dupla

Flagramos as picapes Fiat Adventure Locker e o modelo para cinco ocupantes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Caminhonete compacta, com capacidade para três passageiros atrás, não terá as portas traseiras

Depois de dois meses de busca, o caderno Veículos do jornal Estado de Minas e o Vrum conseguiram a primeira imagem do modelo cabine dupla da Fiat Strada, rodando do lado de fora da fábrica. A picape compacta será lançada em 2009 e terá capacidade para cinco ocupantes, porém com caçamba menor. A reportagem também fotografou as versões de cabine estendida Trekking e Adventure Locker, que chegam dia 15.

Veja mais fotos da Strada e de outros segredos da Fiat!

Atrás tem gente
O lançamento da versão cabine dupla da Fiat Strada será no primeiro semestre de 2009. O modelo flagrado pela reportagem estava camuflado para tentar se passar pela perua Weekend, porém, a tampa traseira e o conjunto de suspensão entregam que é a picape para cinco ocupantes. É a primeira vez que o modelo é fotografado. Mesmo com o disfarce pesado, o Estado de Minas, com base em fotos e descrições, fez projeção bem fiel das linhas do futuro modelo. Será comercializada somente na versão Adventure Locker e trata-se do primeiro modelo a vir com essa configuração de fábrica. Na década de 1980, Ford Pampa e Volkswagen Saveiro tinham modelos para cinco ocupantes, porém eram transformações "caseiras".

Banco traseiro inteiriço, com três encostos de cabeça, revela a identidade do novo projeto, que terá caçamba menor, conforme projeção feita sobre a estendida


O projeto chamado internamente de X4 foi divulgado pelo caderno Veículos, com exclusividade, em junho. Já estava nos planos do fabricante havia pelo menos dois anos quando foram montados alguns protótipos, que nem chegaram a sair às ruas para testes. Porém, o projeto ganhou força novamente. Especula-se que será a resposta que o fabricante dará à concorrência, uma vez, que Peugeot e Volkswagen pretendem lançar picape pequena com cabine estendida. Enquanto lançam versões estendidas, o fabricante italiano ataca de cabine dupla. A Fiat foi pioneira no segmento ao criar a Strada com cabine estendida, em 1999. E esse modelo levou a Fiat à liderança da categoria.

A X4 é desenvolvida sobre a plataforma da perua Weekend, o que facilita a fixação do banco traseiro, que terá três apoios de cabeça. Mas, diferentemente da perua, na picape serão somente duas portas e as mesmas da versão de cabine estendida.

As principais mudanças serão feitas na traseira do modelo, que terá sua capacidade de carga reduzida. A cabine estendida pode levar 800 litros e, considerando-se que a cabine foi esticada em 20 centímetros aproximadamente para colocação do banco traseiro, a caçamba deverá ter 500 litros de capacidade, o que é bom.

As primeiras unidades da picape passaram pela linha de produção entre abril e maio, mas até chegarem à ruas para os testes a engenharia teve muito trabalho para adaptar a suspensão traseira da picape na base da perua. Fontes garantem que a calibragem da suspensão foi a parte mais trabalhosa do projeto para encontrar o equilíbrio entre o transporte de carga e de passageiros. Frente, traseira e laterais serão as mesmas do modelo a ser lançado no dia 15. Com exceção da janela espia instalada nas laterais, o vidro será fixo e terá desenho muito parecido com o da janela lateral do bagageiro da perua Weekend.

Veja outros segredos e lançamentos da Fiat no Veja Também, no canto superior direito desta página.