UAI

GM amplia férias coletivas para até 4.000 no interior de SP

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

(FolhaNews)

A General Motors comunicou nesta sexta-feira (31/10) ao Sindicato dos Metalúrgicos que irá conceder novo período de férias coletivas para os trabalhadores da unidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Desta vez, segundo o sindicato, serão atingidos os trabalhadores da Powertrain, MVA (montagem dos modelos Corsa, Zafira e Montana) e CKD (fabricação de veículos desmontados para exportação), em períodos distintos.

Para os trabalhadores da Powertrain o período será de 17 a 30 de novembro, retornando ao trabalho no dia 1° de dezembro. No MVA, o período será de 17 de novembro a 7 de dezembro, retornando no dia 8 de dezembro. No CKD, as férias coletivas serão de 24 de novembro a 23 de dezembro, com retorno ao trabalho no dia 5 de janeiro, já que emenda com o período do acordo coletivo de folgas, já compensadas pelos trabalhadores no decorrer do ano.

Em seu comunicado, a GM não informa o número de trabalhadores que serão atingidos pela medida. Mas a estimativa do sindicato é que sejam afetados de 3.000 a 4.000 funcionários. A GM também não informa os motivos de sua decisão. Para o sindicato, no entanto, a medida é reflexo do agravamento da crise mundial.

Ontem, a empresa anunciou férias coletivas para as unidades de "[São Caetano (Grande SP) e Gravataí (RS)]":, alegando a necessidade de adequar seus estoques diante da "restrição de crédito que já impacta as vendas de veículos no mercado interno".

"Essa é mais uma medida que prova que os empresários querem jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores. Nossa reivindicação é que a empresa garanta a estabilidade de emprego dos trabalhadores a qualquer custo", disse o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Em São José dos Campos, a decisão de conceder um segundo período de férias coletivas aos funcionários acontece menos de um mês após o "[primeiro anúncio]":, que ocorreu no dia 3 de outubro.

Na ocasião, a empresa anunciou férias coletivas de 20 de outubro a 2 de novembro para cerca de 1.500 trabalhadores. Em setembro a empresa já havia aberto um PDV (programa de demissão voluntária) com o objetivo de reduzir postos de trabalho, mas não informou quantos funcionários aderiram ao programa.