UAI

Governo prorroga redução do IPI para carros novos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Agência Brasil

O governo federal anunciou na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros e caminhões novos por mais três meses. A medida faz parte do pacote tributário lançado nesta segunda e que também prevê alíquota zero do IPI para os principais itens de material de construção.

As reduções de impostos estão vinculadas a acordos de manutenção de emprego pelas empresas dos setores beneficiados. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou que a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para motocicletas caiu de 3% para zero.

O governo também anunciou hoje a redução do IPI para os principais itens do setor de construção civil, como tintas e vernizes; revestimentos não refratários e para o cimento, cuja alíquota passou de 4% para zero.

Por outro lado, para compensar a desoneração tributária, o governo decidiu elevar o IPI e PIS/Cofins sobre cigarros. Segundo Mantega, o aumento implicará alta de 30% no preço médio do cigarro.