De Campinas (SP) - O mercado de utilitários-esportivos compactos equipados com motores V6 é sui generis. Conta com modelos recheados de itens de segurança, muita potência, mimos de conforto e preços que variam de cerca de R$ 100 mil até R$ 124.190, que é o valor inicial do Volkswagen Tiguan, que começa a ser comercializado no país este mês. Porém, a despeito das vantagens embutidas nas robustas carrocerias dos SUVs (utilitários-esportivos), o que importa para o público consumidor é outro aspecto: "Quem compra esse tipo de carro quer mostrar para o amigo e para o vizinho que é um aventureiro e a Volkswagen quer entrar nessa onda", explica o gerente executivo de planejamento de marketing da Volkswagen, Fabrício Biondo.
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Para conquistar um pouco da "aura" aventureira de pretensos compradores, a VW vai brigar em um mercado disputado, com modelos que oferecem, além do V6, outras opções de motor, o que ajuda a ampliar a fama dos rivais, que são: Hyundai Tucson, Honda CRV, Chevrolet Captiva, Suzuki GrandVitara e Toyota RAV4. Entretanto, a VW não revela suas pretensões de mercado e diz que importará os modelos produzidos na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, de acordo com a demanda de consumo.
Estilo
O Tiguan, nome que deriva de uma fusão entre tigre e iguana, tem charme suficiente para despertar a cobiça dos vizinhos. Usa a plataforma da quinta geração do Golf europeu (no Brasil, é comercializada uma evolução da quarta geração, enquanto na Europa já é vendida a sexta). Podem ser identificados traços de seu irmão maior - o Touareg - na dianteira. Na traseira, as lanternas têm elementos circulares, típicos das peruas da família VW. O interior é disponível em sete cores e seis padrões de revestimento interno, sendo três em tecido e três em couro. Porém, comparado aos concorrentes, falta um pouco de requinte no acabamento interno.
Seguro
O ponto forte do Tiguan é a segurança. A construção firme do veículo lhe rendeu excelentes avaliações em testes, como as cinco estrelas no teste de impacto realizado pelo EuroNCAP e a nota máxima na avaliação do Institute Insurance Highway Safety (IIHS), que mediu a resistência do teto em caso de capotamento, o melhor resultado entre os SUVs compactos. Além da boa estrutura, o carro é comercializado com freios ABS em conjunto com o sistema ASR, que mantém a aderência dos pneus em pisos escorregadios. Há também o controle eletrônico de estabilidade (ESP), o HBA, que aciona o ABS mesmo quando não há pressão suficiente no pedal, além de airbags duplo frontal, laterais dianteiros e do tipo cortina e de indicador de perda de pressão dos pneus no painel.
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Força
O motor 2.0 turbo TSI 16 válvulas com injeção direta de combustível impressiona pelo sutileza, proporcionada pela transmissão automática Tiptronic, bastante suave, de seis marchas. No trecho disponível para o teste, entre as cidades de Campinas e São Carlos, no interior paulista, com estradas privatizadas e em excelente estado de conservação, o Tiguan é quase um sedã, com suspensão equilibrada, sem nenhum balanço em curvas, mesmo em alta velocidade. Principalmente, se considerar que são 200 cv de potência a 5.100 rpm com torque de 28,5 kgfm a 5.000 rpm. Porém, em estradas de terra, sem exageros, a tração integral nas quatro rodas e a boa distância em relação ao solo (0,195m) ajudam bastante e fazem mais do que despertar a cobiça do vizinho.
EOS
O modelo produzido em Portugal é vendido por R$ 159.900 e conjuga a capota conversível com a opção de um teto solar elétrico. Além de toda essa bossa, é equipado com motor 2.0 TSI turbo, de 200 cv a 5000 rpm e torque de 28,5 kgfm, e acelera até 100 km/h em 7,9s.
Passat CC
Com preço sugerido de R$ 174.290, o Passat CC já é comercializado e se destaca pelas belas linhas da carroceria. O motor é V6 3.6 FSI, com 300 cv de potência a 6.600 rpm e 35,6 kgfm de torque. O destaque é a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic, de seis velocidades, e a tração integral permanente. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e chega a 250 km/h.
. Leia o teste do Passat 2.0 TSI!
Ficha Técnica do Tiguan
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha com injeção direta |
Posição | Dianteiro, transversal |
Cilindrada (cm3) | 1.984 |
Válvulas | 16 |
Diâmetro/Curso (mm) | - |
Taxa de compressão | - |
Potência (cv/rpm) | 200 a 5.100 |
Torque (mkgf/rpm) | 28,5 a 5.000 |
Combustível | Gasolina |
Transmissão | |
Câmbio automático Tiptronic de seis velocidades; Tração integral nas quatro rodas | |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, do tipo McPherson, com mola helicoidal integrada |
Traseira | Independente, com braço longitudinal, transversal e mola helicoidal |
Direção | |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica | |
Freios | |
Dianteiro | Discos ventilados, com ABS, ASR e HBA |
Traseiro | Discos sólidos, com ABS, ASR e HBA |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,42 |
Largura (m) | 1,80 |
Altura (m) | 1,66 |
Entre-eixos (m) | 2,70 |
Porta-Malas (l) | 485 |
Tanque de Combustível (l) | 64 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.622 |
Altura livre do solo (cm) | 19,5 |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | 8,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 207 |
Consumo | |
Misto (km/l) | 8,4 |
Valores | |
Preço básico (R$) | 124.190 |
Preço completo (R$) | 155.000 |
Fonte: Volkswagen
(*) O jornalista viajou a convite da Volkswagen