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Peugeot 3008 - Novo jeito do leão

Marca francesa entra no segmento crossover com modelo de linhas atraentes, porta-malas com divisória e muita tecnologia. Deverá estar à venda no Brasil no ano que vem

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Grade frontal exagerada faz parte da nova geração dos modelos da marca francesa e versão híbrida 4x4 do modelo 3008 está prevista para 2011

De Dubrovnik, Croácia - Crossover é modelo que reúne características de perua e utilitário. Trata-se de eufemismo usado pelos fabricantes para designar utilitários que tenham aparência menos agressiva. A Peugeot entra agora no segmento e o carro estará à venda na Europa até outubro. Deverá chegar ao Brasil no ano que vem. O modelo cedido para testes nas estradas estreitas do balneário de Dubrovnik, na Croácia, chama a atenção pelas linhas harmônicas da traseira, lanternas bonitas e pouco convencionais. A frente é o tradicional bocão, com grade enorme. O 3008 usa a plataforma do hatch 308, sucessor do 307 na Europa e que não tem data para ser vendido oficialmente no Brasil. Mede 4,37m de comprimento, dois centímetros a mais do que o novo Focus hatch.



O interior tem quadro com instrumentos redondos, além de GPS integrado e tela de policarbonato em que são exibidas a velocidade e alerta de distância do veículo à frente em segundos. No banco traseiro, há conforto para dois adultos e uma criança. Três grandalhões se apertam. O enorme porta-malas tem divisória e o espaço pode ser graduado em três níveis. Trata-se de uma prateleira muito prática que possibilita separação da carga.

Veja mais fotos do 3008!

Painel envolvente e alavanca de marchas mal posicionada no console. Lanternas traseiras embelezam conjunto e fogem do convencional


O câmbio de seis marchas tem engates suaves e precisos, mas a posição alta da alavanca incomoda. O melhor mesmo é o motor 1.6 turbo com injeção direta de 150 cv. Está sempre cheio, como se diz na gíria automotiva, e proporciona prazer ao dirigir. Não há falhas na aceleração e o torque descomunal de 24,5 kgfm está disponível em rotação muito baixa, 1.400 rpm. Por isso, a dirigibilidade é muito agradável.

Tecnologia
A suspensão traseira dispõe do terceiro amortecedor, que evita a inclinação excessiva da carroceria em curvas. É sistema hidráulico denominado Dynamic Rolling Control. Os amortecedores traseiros são interligados por um módulo central, composto por um pistão flutuante e por uma câmara de compensação. A inclinação da carroceria é mínima. Mas as suspensões são secas ao passar sobre piso irregular.

Outro dispositivo é o Grip Control equipamento opcional vendido a 200 euros para melhor dirigibilidade em condições adversas: barro, neve, areia. O conjunto reúne sistema antipatinagem e pneus especiais. É integrado ao processador do ESP (controle eletrônico de estabilidade) e atua no eixo dianteiro. O 3008 custará cerca de 25 mil euros no mercado europeu.

(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil