UAI

IPI reduzido termina este mês e faltam carros nas lojas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Agência Estado

A duas semanas do fim do prazo oficial de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, modelos de maior saída desapareceram das concessionárias. A maioria dessas versões só tem entrega prevista para julho, quando o benefício terá acabado, caso o governo decida suspender a medida que zerou a alíquota do imposto para modelos 1.0 e cortou à metade a de carros com até 2.0 de cilindrada.

A redução, em vigor desde dezembro do ano passado, inicialmente teria validade por três meses, mas foi prorrogada por mais três, com prazo de vencimento em 30 de junho. Agora, o governo estuda se mantém o corte - que reduziu os preços dos carros novos entre 5% e 7% -, se aumenta o IPI gradualmente ou se retoma a alíquota normal, de 7% a 13%.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, voltou a dizer que é contra a nova prorrogação e a retomada gradual das alíquotas. Ele defendeu a manutenção do corte apenas para o setor da construção civil, pois a medida iria ao encontro do programa habitacional do governo de construção e financiamento de casas populares.

O ministro admitiu, porém, que negociações sobre o tema entre governo, montadoras e sindicatos ainda não começaram, o que deve ocorrer na última semana do mês. "Até o último momento vou dizer que sou contra a prorrogação", disse Miguel Jorge, ao citar representantes do setor automotivo que alegam que "toda vez que se fala em prorrogação, diminuem as vendas". Na dúvida, os consumidores tentam antecipar compras, mas enfrentam falta de produtos.

Leia também

Fazenda estuda elevar IPI de carros gradualmente
Mantega: não há intenção de prorrogar redução de IPI
Miguel Jorge defende fim da isenção do IPI para veículos
Venda e produção de veículos crescem em maio, aponta Anfavea
Anfavea prevê queda nas vendas com fim do IPI reduzido
Veículos flex representam 89% das vendas no Brasil
Vendas de veículos crescem 5,37% em maio ante abril
GM do Brasil manterá investimentos previstos até 2012