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Para quem telhado de vidro

Problemas no funcionamento do Skywindow podem ser provocados pela falta de manutenção adequada ou trepidação excessiva por trafegar com o automóvel sobre pisos irregulares

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Houve um tempo no Brasil em que o teto solar era equipamento apenas de carro de boy, ou seja, usado por poucos. Mas, nos últimos anos, a procura aumentou e as montadoras passaram a dar mais atenção ao produto, que é instalado em alguns modelos na linha de produção do fabricante. É o caso do Skywindow, teto solar que equipa o Fiat Stilo, composto por cinco lâminas de vidro. Grande, moderno e estiloso, o acessório, porém, requer cuidados, pois, do contrário, podem surgir problemas que comprometem seu funcionamento. Sujeira e trepidação excessivas são alguns dos vilões.

Uma faixa fixada na fachada da Panorama Auto Vidros, na Avenida Senhora do Carmo, 357, bairro Sion, denunciou o problema : ?consertamos o teto solar do Stilo?. O proprietário da empresa, Antonino Luiz Cabral, explicou o porquê da atenção especial com o modelo da Fiat. ?Estamos atendendo no mínimo 15 unidades do modelo por mês com problemas no teto solar?, revela. A Panorama é representante da Webasto, empresa alemã que fabrica o equipamento disponibilizado no Stilo. E Antonino atua no ramo de instalação e manutenção de teto solar há mais de 30 anos.

O filho de Antonino, Rafael Fenati Cabral, trabalha na oficina e revela o que vem acontecendo com o teto solar do Stilo. ?O equipamento é de boa qualidade, mas não foi projetado para ser instalado em veículos que trafegam sobre pisos irregulares, como estradas de terra. Nas rodovias europeias, funcionam sem qualquer problema. Aqui, uma pequena torção na carroceria pode descalibrar a estrutura do teto, fazendo com que as lâminas fiquem encavaladas na hora de abrir?, explica. Rafael chama a atenção para o tamanho avantajado do equipamento com cinco lâminas de vidro, que deslizam de forma sincronizada pelas canaletas laterais.

Manutenção

Ele acrescente que, quando aberto, o teto solar do Stilo retém muita sujeira, exigindo limpeza e lubrificação periódicas. E não adianta tentar resolver o problema com um lubrificante qualquer. Tem que ser um produto específico. Mas parece que muitos proprietários do modelo se esquecem desse detalhe e os problemas acabam surgindo. ?O mecanismo funciona de forma sincronizada, ou seja, as lâminas de vidro tem que correr nas guias laterais sem agarrar. Poeira ou qualquer corpo estranho pode fazer com que a lâmina agarre de um lado, forçando o cabo de transmissão e quebrando o suporte plástico?, revela. Se isso acontecer, o teto pode emperrar aberto, causando um grande prejuízo.

Para fazer a manutenção preventiva do teto, com limpeza e lubrificação, a Panorama cobra R$ 400. Mas, se o problema for mais complicado, o reparo pode chegar a R$ 3.500. Para evitar aborrecimentos e prejuízo com o equipamento, Rafael recomenda que seja feita manutenção periódica; que se evite trafegar com o carro sobre pisos muito irregulares; e não acionar o teto com o veículo em velocidades mais elevadas.

Manutenção: Rafael Fenati faz a limpeza e lubrificação das canaletas



A fábrica fala

Questionada sobre os possíveis problemas com o Skywindow do Stilo, a Fiat informou que a rede de assistência técnica da marca tem conhecimento de defeitos provocados por sujeira depositada nas canaletas de deslizamento das lâminas. A recomendação é de que seja feita a limpeza do sistema. De acordo com o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, com o aumento da procura do Stilo equipado com o teto solar, nota-se também uma diferença na cultura dos proprietários do carro, que passaram a solicitar a verificação do equipamento durante as revisões.

O engenheiro explica que, como o Skywindow tem sistema antiesmagamento, qualquer objeto estranho nas canaletas pode afetar o funcionamento, fazendo as lâminas retornarem. Mas ele afirma que não há qualquer restrição quanto ao uso do equipamento quando se trafega sobre pisos irregulares. ?O carro que recebe teto solar na fábrica ganha reforços estruturais para compensar a ausência do material recortado?, explica. Carlos Henrique lembra que quando o Stilo foi lançado no Brasil, em 2002, apenas 5% eram equipados com teto solar. Atualmente, são 35% com o equipamento.

No manual

O próprio manual do proprietário do Stilo traz algumas recomendações que devem ser observadas. A primeira observação diz respeito aos cuidados com a abertura e fechamento do teto, no intuito de evitar ferimentos nos passageiros. Ao sair do veículo, retire a chave da ignição, para evitar que o teto, acionado involuntariamente, represente risco para quem ficou no carro. Recomenda também a verificação periódica dos tubos dos drenos de água, que ficam nos cantos da estrutura do teto, eliminando possíveis entupimentos. Ainda de acordo com o manual, para garantir o correto funcionamento do teto solar, deve-se periodicamente limpar as guarnições e guias de escorrimento das lâminas, usando um pano umedecido em água.

Quanto custa?

Quando se monta um Stilo no site da Fiat e opta-se pelo teto solar, o cliente vai pagar R$ 7.727. Já na concessionária da marca, o preço do equipamento sobe para R$ 9.911, sem o valor da mão de obra na instalação. Uma lâmina de vidro do Skywindow, também na concessionária, custa R$ 1.900